Câmara homenageia nesta quinta os 40 anos de fundação da UJR

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/11/2021 19h54
22/11/2021 – Por iniciativa do vereador Gustavo Finck (PP), a Câmara de Novo Hamburgo realizará sessão solene na noite desta quinta-feira, 25, para celebrar o 40º aniversário da União Jovem do Rincão (UJR). A cerimônia, com início previsto para as 19h, ocorrerá no Plenário do Legislativo. A solenidade será aberta ao público, mas com vagas limitadas em razão dos protocolos contra a Covid-19. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal 16 da Claro/Net e pelo YouTube da TV Câmara NH. O requerimento de homenagem, aprovado por unanimidade em plenário, levou ainda a assinatura de Enio Brizola (PT).

Embora a UJR tenha sua gênese em 1978, o clube só foi fundado oficialmente no dia 4 de abril de 1981. O registro possibilitou a associação à Liga Hamburguense de Futebol de Salão (LHFS) e a disputa do campeonato citadino da modalidade, sendo vice-campeã já na segunda temporada. O sucesso esportivo da UJR não demorou a aparecer, com a conquista de quatro edições do torneio entre 1987 e 1993. Foi nesse período que a Prefeitura inaugurou no bairro Rincão o Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto. A arena poliesportiva proporcionou, entre outras coisas, um local adequado para a UJR mandar suas partidas no Campeonato Estadual de Futsal.

Projeto social

A virada do século trouxe ao clube uma mudança de diretrizes. A reestruturação de seu planejamento estratégico levou a UJR a investir não apenas no aspecto competitivo, mas também na formação e educação de jovens da região. Hoje, a entidade possui um dos maiores projetos de futsal do Brasil, com mais de 1,3 mil alunos e atletas atendidos no contraturno escolar, com núcleos espalhados por 16 ginásios localizados em Novo Hamburgo, Estância Velha, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Conheça mais sobre a UJR.

registrado em: ,