Câmara homenageia Grupo Escoteiro Atiradores por seus 30 anos

por Tatiane Souza última modificação 05/09/2018 19h14
05/09/2018 – Por iniciativa da vereadora Patricia Beck (PPS), endossada pelos demais parlamentares, a sessão da Câmara de Novo Hamburgo desta quarta-feira, 5 de setembro, teve início com uma homenagem ao 30º aniversário de fundação do Grupo Escoteiro Atiradores, comemorado no dia 13 de agosto. Com 30 jovens e oito adultos, a entidade surge como um complemento à educação escolar e familiar, valorizando a realização individual e a participação construtiva em sociedade. Patricia enalteceu o trabalho realizado e entregou uma placa de homenagem ao presidente do grupo escoteiro, Ruy Carlos Dorneles.
Câmara homenageia Grupo Escoteiro Atiradores por seus 30 anos

Crédito: Thanise Melo/CMNH

A vereadora Patricia, que também falou em em nome da bancada petista, destacou o papel que a tecnologia, as redes sociais e a internet vêm ocupando dentro dos lares, tomando o lugar dos brinquedos comuns e dos relacionamentos familiares. "O grupo escoteiro não exige o abandono à tecnologia, mas ensina que a vida vai além das telas." Ela citou Baden-Powell, um general inglês que fundou, em 1907, o movimento escotista. É dele a frase Não existe ensino que se compare ao exemplo. "Esses jovens aprendem a respeitar a natureza e passam a entender a importância dela para o nosso futuro, além de desenvolver qualidades como a integridade, presteza, cortesia, proteção à vida, coragem, ânimo, bom senso, autoconfiança, respeito ao próximo e pela propriedade, sempre através da prática." Patricia parabenizou o grupo, que está ajudando a formar, segundo ela, cidadãos honrados e solidários.

A parlamentar ainda destacou que o jovem escoteiro assume seu próprio desenvolvimento, por meio da fraternidade, altruísmo, responsabilidade, lealdade, respeito, disciplina e princípios da educação ambiental. "Nunca esqueçam esses ensinamentos, pois vocês serão capazes de deixar para os seus filhos um mundo melhor do que nós estamos deixando para vocês." Ela ainda ressaltou o trabalho realizado pelo vice-presidente do grupo, Luciano Sehn, pelo diretor de Método Educativo, Alfredo Krolow Neto, e pelos chefes Alexandra Gomes, Alexandre Wagner e César Hugentobler.

Professor Issur Koch falou em nome da bancada do PP e enalteceu a estrutura da sede do Grupo Atiradores. “É uma entidade que não visa ao lucro e prioriza o convívio social, o legado das boas relações, da amizade, da união e da importância da hierarquia”, destacou o vereador. “Muito obrigado por manter esses valores vivos e as crianças e os jovens envolvidos em atividades saudáveis física, psicológica e espiritualmente”, disse o parlamentar. 

Cristiano Coller (Rede) disse que acompanha o trabalho realizado pelo grupo todos os sábados. Também citou Baden-Powell ao parabenizar o Atiradores e destacar a importância do movimento para as crianças e jovens. Coller apontou que a participação dos pais em atividades como essa, acompanhando seus filhos, é fundamental.

Gerson Peteffi falou em nome da bancada do MDB. “O escotismo e todos os valores agregados são tão lindos. Baden-Powell queria deixar um legado, e isso está sendo realizado. O escotismo traz a projeção do futuro. Vocês estão deixando um bem maravilhoso a esses jovens”, enfatizou o parlamentar.

Reconhecimento 

O presidente do grupo escoteiro, Ruy Carlos Dorneles, usou a tribuna para agradecer a homenagem. “Estamos lutando para que os jovens possam participar nas escolas do movimento escoteiro. A educação não é somente dentro das escolas, ela vem de casa, mas nós queremos, por amor, ser voluntário e ajudar neste processo. Temos um material muito precioso para compartilhar, que é a cartilha do escotismo", disse. Dorneles destacou que a palavra amor é muito importante e permeia todo o trabalho realizado. "Temos um ótimo suporte porque pertencemos à União dos Escoteiros do Brasil, e isso é maravilhoso. Nós precisamos deixar muitas coisas boas para os nossos jovens. Pensem, vereadores, no que podemos fazer para atingir isso”, apontou. "Somos uma semente muito pequena, mas que já está surtindo efeito. Ajudem-nos nessa educação que é muito importante", destacou.

O vice-presidente do Grêmio Atiradores, Samuel Hennemann, também usou a tribuna para exaltar o reconhecimento. "Estou muito emocionado, mas quero destacar o trabalho intenso em questão de amor à família e ao próximo realizado pelo grupo", finalizou.

Atiradores

Ideia amadurecida durante quatro anos, o Grupo Escoteiro Atiradores foi fundado em solenidade no dia 13 de agosto de 1988. Seu primeiro presidente, Nelson Dambacher, foi o principal incentivador da formação de uma instituição voltada para a prática dos princípios do escotismo. O grupo, que ainda mantém sua sede junto ao Grêmio Atiradores Novo Hamburgo, no bairro Rondônia, realiza suas atividades todos os sábados, buscando o desenvolvimento da afetividade, espiritualidade, caráter, intelectualidade, físico e sociabilidade.

registrado em: