Câmara homenageia Adefi pela passagem de seus 35 anos de fundação

por Jaime Freitas última modificação 27/09/2017 19h14
27/09/2017 – Parte do Expediente da Sessão Ordinária desta quarta-feira, 27, foi para homenagear a Associação de Deficientes Físicos de Novo Hamburgo – Adefi-NH, pela passagem dos seus 35 anos de fundação. A entidade, sem fins lucrativos, atende deficientes físicos e mentais de baixa renda de Novo Hamburgo e região. O Requerimento nº 197/2017, propondo o agraciamento, é de autoria do vereador Enfermeiro Vilmar (PDT) e segue assinado por todos os parlamentares.

Vilmar parabenizou a entidade e destacou o engajamento de todos os colaboradores. "A Adefi é uma entidade composta por voluntários e pelos próprios familiares, sempre presentes e atuantes, ajudando, muitas vezes do próprio bolso, a manutenção das atividades. É importante destacar o trabalho que eles desempenham ao longo desses 35 anos, desenvolvendo a capacidade de cada uma das pessoas atendidas. Não fosse a Adefi, muitas dessas pessoas não teriam um local de auxílio e de socialização", completou.

Enio Brizola (PT) recordou seu envolvimento com a Adefi e salientou o trabalho realizado. "Essa é uma das várias entidades importantes que temos no Município, que se organizam em torno das pessoas que mais precisam. Essas entidades se desenvolvem com o apoio da comunidade. Suas atividades conseguem inclusive gerar renda através de instrumentos de terapia com seus atendidos. Que a Adefi continue sempre sólida", desejou.

Raul Cassel (PMDB) relembrou os produtos artesanais tão representativos da associação. "Esse é mais um braço social que pessoas abnegadas, através de seu trabalho voluntário, mantêm. Uma entidade que oportuniza e abraça as pessoas que têm algum tipo de deficiência e que hoje estão integradas à Adefi", pontuou. Felipe Kuhn Braun (PDT) apontou o esforço da entidade para garantir tudo o que as pessoas com deficiência merecem. "Mesmo hoje, ainda há muita dificuldade enfrentada pelas pessoas com deficiência. Mas já estamos promovendo a saúde, a defesa social, a assistência e a inclusão social, e isso graças ao trabalho de muitas pessoas como vocês", complementou.

Professor Issur Koch (PP) parabenizou a dedicação e o altruísmo dos integrantes da Adefi. "Essa é a maneira mais significativa que nós, do Legislativo, temos de agradecer. Imagino a angústia de pais que precisam encontrar o apoio de outras pessoas, porque não conseguem dar conta sozinhos das deficiências de seus filhos. É preciso muito amor envolvido e dedicação ao próximo para realizar o trabalho de vocês. Vocês lidam diariamente com a transformação da limitação em desafio diário de superação", ressaltou.

O presidente da Adefi, Alexandre Schramm, agradeceu a homenagem e relembrou o esforço de Irmã Valéria, fundadora da instituição. "Hoje é um dia muito feliz para nós. E é um dia de lembrarmos de Irmã Valéria, que tanto fez pelos deficientes físicos da nossa região. Ela foi idealizadora e presidente de honra; uma pessoa que só fez o bem a todos. Hoje, todos nós amamos a Adefi e todas as pessoas atendidas por ela. E devemos tudo isso à Irmã Valéria", contou. Schramm aproveitou para pedir o apoio da comunidade. "Espero que todos que puderem contribuir o façam, porque precisamos dar continuidade ao trabalho que realizamos", concluiu.