Câmara homenageará cinquentenário do Grupo Escoteiro Hans Staden em sessão solene

por Luís Francisco Caselani última modificação 21/08/2018 19h08
21/08/2018 – Na próxima sexta-feira, 24 de agosto, o Grupo Escoteiro Hans Staden completa 50 anos de fundação. Para celebrar a data, a Câmara de Novo Hamburgo se reunirá em sessão solene nesta quinta, dia 23. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Issur Koch (PP) e acatada por unanimidade pelos demais parlamentares. O evento terá início às 19 horas no Plenário Luiz Oswaldo Bender, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Hans Staden

Valorizando a realização individual e a participação construtiva em sociedade, o grupo Hans Staden, em atividade ininterrupta desde 1968, surgiu em meio a um ambiente de busca por alternativas educacionais para crianças e adolescentes. Esse pensamento fez com que comunidades luteranas investissem no desenvolvimento do escotismo. Dezenas de grupos foram fundados em cidades como Estância Velha, Ivoti, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Taquara, muitos irradiando-se a partir de estabelecimentos de ensino.

O próprio Hans Staden – cujo nome homenageia um aventureiro alemão do século XVI, famoso por ter passado nove meses refém de uma tribo tupinambá no sudeste brasileiro – manteve forte ligação com o Instituto de Educação Ivoti e o Serviço Social do Comércio (Sesc), além dos laços com a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, que abraça a entidade desde a década de 1970. Hoje, o Grupo Escoteiro Hans Staden funciona junto à Fundação Evangélica, no bairro Vila Nova, contando com um efetivo de cerca de 60 jovens e 20 adultos.

registrado em: