Câmara homenageará cinquentenário da Protegidos

por Luís Francisco Caselani última modificação 07/11/2019 19h45
07/11/2019 – Multicampeã do Carnaval hamburguense e representante da cidade nos desfiles da Capital, a Escola de Samba Protegidos de Princesa Isabel comemora 50 anos no próximo dia 15 de novembro. Para celebrar a data, a Câmara realizará sessão solene na véspera do aniversário, na quinta-feira, 14. Proposta pelo vereador Enio Brizola (PT), a homenagem reconhece a importância cultural, social e comunitária da agremiação, que mantém sua sede no bairro Rondônia. A cerimônia ocorrerá a partir das 19h no Plenário do Legislativo, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Fundada em 1969, a Protegidos surge em torno do objetivo do entretenimento. Detentora de 28 títulos, conquistados em Novo Hamburgo, Porto Alegre e região metropolitana, a escola de samba consolidou sua proposta inicial de promover os desfiles de rua e reunir a comunidade em ensaios carnavalescos. Com o passar dos anos, porém, a entidade direcionou seu foco também para o desenvolvimento de projetos sociais e ferramentas de disseminação cultural.

Sebastião Flores

Centro de informação e divulgação da história da Protegidos, o Memorial Sebastião Flores homenageia uma das figuras mais marcantes do carnaval gaúcho, presidente da escola de samba hamburguense por quase quatro décadas. O acervo reúne fantasias, objetos, fotos, gravuras, livros, páginas de jornais, CDs, DVDs e depoimentos sobre os principais fatos relacionados à instituição. Desde 2013, Sebastião Flores também dá nome a premiação concedida pela Câmara de Novo Hamburgo a pessoas ou entidades que se destacaram pela atuação em defesa dos direitos dos negros e no combate ao racismo no município. Sebastião faleceu em 2011, vítima de acidente vascular cerebral.

registrado em: