Câmara exibe documentário sobre a história da cidade e dá início às comemorações aos 91 anos de Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 06/04/2018 11h52
03/04/2017 – O local construído para sediar discussões políticas e votações de projetos cedeu espaço para exibição do documentário “Movimentos: 90 anos de Novo Hamburgo”. O evento, realizado na noite desta terça-feira, dia 3, deu início às atividades promovidas pelo Legislativo hamburguense para celebrar os 91 anos de Novo Hamburgo.

O presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT), deu as boas-vindas à plateia, enaltecendo a história daqueles que ajudaram a construir a cidade. Como jornalista e pesquisador, Felipe auxiliou nas pesquisas que deram origem ao média-metragem. “Nesses anos todos como pesquisador da imigração alemã, pude me envolver e conhecer os feitos dessa localidade, com 195 anos de fundação e 91 anos de emancipação política. E todos nós somos filhos, netos e bisnetos de pessoas que escolheram Novo Hamburgo para viver.”

Ao longo de 70 minutos, o filme descreveu a história da cidade a partir de materiais coletados em arquivos pessoais, reportagens, documentos históricos e entrevistas com moradores, historiadores, artistas e personalidades. Ao final, o diretor Leonardo Peixoto e o pesquisador Felipe Kuhn Braun falaram sobre a produção do documentário, abrindo espaço às manifestações do público.

Peixoto contou que ao final das entrevistas havia mais de três horas de gravação, por isso optou por criar uma linha histórica que coubesse no tempo previsto pela Pró-cultura LIC/RS, mecanismo por meio do qual o filme foi financiado. O diretor lembrou que o intuito era mostrar a diversidade do povo hamburguense. Ele afirmou ainda que o material excedente deverá ser disponibilizado em breve em forma de uma série ou em vídeos para internet. “Aproveito que estamos aqui na Câmara de Vereadores para ressaltar a importância de se investir em cultura, porque gera emprego e movimenta a economia. Além de, nas diversas escolas pelas quais passamos, podermos mostrarmos aos jovens pessoas do seu bairro, da sua comunidade, às quais se identificam e que eles não costumam ver em outras produções.”

“Só podemos amar aquilo que conhecemos”, enfatizou Felipe, ao destacar a importância desse resgate histórico. O parlamentar agradeceu a participação de todos e convidou os cidadãos para as demais atividades promovidas pelo Legislativo. A programação comemorativa contará ainda com exposição fotográfica “91 anos de Novo Hamburgo: um resgate do passado”, que acontecerá de 16 a 30 de abril, e a inauguração do Memorial da Câmara, a se realizar às 13h30, do dia 25 de abril.

 

 

Sessão comentada do filme Movimentos