Câmara e TCE-RS reafirmam parceria para qualificação da gestão pública

por Maíra Kiefer última modificação 28/03/2019 11h45
26/03/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) devem renovar termo de cooperação técnica para a realização conjunta de atividades voltadas à formação, capacitação e qualificação de agentes políticos e servidores públicos. O acordo foi pactuado verbalmente durante reunião entre os presidentes dos dois órgãos na tarde desta terça-feira, 26 de março, na sede do TCE-RS. O chefe do Legislativo hamburguense, Raul Cassel (MDB), enalteceu a parceria como uma forma de fortalecer os municípios da região do Vale do Sinos.
Câmara e TCE-RS reafirmam parceria para qualificação da gestão pública

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

"Temos a ideia de propor momentos de capacitação para gestores, vereadores e servidores públicos de diferentes cidades", revelou. Assinado inicialmente em maio de 2018, o termo anual formalizou uma relação já existente entre a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo e a Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS, estabelecida por meio da realização de cursos e palestras.

O presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski, salientou que a iniciativa vai ao encontro da mentalidade empreendida pelo órgão fiscalizador. "Queremos fazer um trabalho pedagógico com os gestores públicos. Não temos nenhum interesse na penalização. A sociedade gaúcha só ganha com a prevenção e a orientação", frisou. A ideia é que a parceria possa render cursos à distância e atividades sediadas pela Câmara, englobando temáticas como gestão e fiscalização de contratos, orçamento público, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e o papel do vereador na fiscalização dos recursos públicos.

Visita institucional

Acompanhado pelo diretor-geral da Câmara, Deiwid Amaral, e pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, Raul Cassel destacou que o encontro serviu também para sanar dúvidas pontuais, solicitar orientações e, principalmente, estreitar o relacionamento entre as instituições. Participaram ainda da reunião o diretor da Escola de Gestão e Controle do TCE-RS, Sandro Bergue, o vice-diretor, Marcelo Danéris, e o diretor de Controle e Fiscalização do tribunal, Cláudio Koskodan das Chagas.

registrado em: