Câmara e Prefeitura buscam incentivar doação de parte do Imposto de Renda
A iniciativa propõe esclarecer ao contribuinte como transferir esses recursos, que seriam destinados à União, para o Município. Hoje é possível direcionar parte do Imposto de Renda devido a entidades de assistência social, criança e adolescente, idoso, cultura e esportes, proporcionando que as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, doem uma fração do tributo para alguma entidade local à sua escolha.
Também está sendo desenvolvida pela Prefeitura uma aplicação eletrônica para viabilizar a troca de informações, de maneira automatizada, entre as partes envolvidas, tornando o processo mais fácil.
“Toda iniciativa para melhorar o processo de doação é bem-vinda. Por meio de uma solução tecnológica, é possível saber qual projeto ou organização receberá o recurso e, assim, redirecionar parte desse imposto devido para que fique aqui mesmo em Novo Hamburgo. Quem ganha é a sociedade local”, frisou Raul Cassel.
“Ainda não temos como precisar se o sistema estará pronto ainda este ano, mas nossa maior intenção é esclarecer ao cidadão hamburguense sobre essa forma de contribuição e desenvolver uma política de incentivo à doação de forma continuada”, informou o secretário Bota.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é responsável por executar o conjunto de políticas, programas, projetos, serviços e benefícios de assistência social no município, bem como administrar os espaços de acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social e econômica.