Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

por Maíra Kiefer última modificação 01/09/2020 01h28
31/08/2020 – Com objetivo de permitir maior participação de todos os parlamentares e a dinamização do debate durante as falas de secretários e outras autoridades nas sessões plenárias, o presidente Gerson Peteffi (MDB), o vice-presidente Raul Cassel (MDB), o segundo-secretário Sergio Hanich (MDB) e os vereadores Inspetor Luz (MDB) e Cristiano Coller (PTB) sugeriram alteração ao Regimento Interno da Câmara. A Lei Orgânica garante aos vereadores hamburguenses o direito de convocar os titulares das pastas e diretores de autarquia para discutir assuntos de interesse dos cidadãos durante as plenárias. A modificação foi aprovada em segundo turno na noite desta segunda-feira, 31, junto à emenda proposta por cinco autores.
Câmara deve reorganizar espaços de fala durante convocações de secretários

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O Regimento Interno da Câmara assegura à autoridade convocada prazo de uma hora para prestar seus esclarecimentos, tempo que pode ser prorrogado, a pedido de qualquer parlamentar, por no máximo 30 minutos. O que os parlamentares propõem agora é a organização do momento que sucede a exposição, quando é aberto espaço para perguntas dos vereadores.

O Projeto de Resolução nº 8/2020 concede ao autor da convocação o direito de iniciar os questionamentos. O parlamentar terá cinco minutos para discorrer sobre o assunto e encaminhar duas perguntas. Após a resposta da autoridade, os demais vereadores também poderão endereçar duas indagações cada. O proponente da convocação só voltará a se manifestar após a participação de todos os interessados. Caso assim decida, é aberta nova rodada de questionamentos.

Emenda

De autoria dos vereadores Cristiano Coller, Gerson Peteffi, Jorge Luz, Raul Cassel e Sergio Hanich, a emenda aprovada delimita em até dois minutos o tempo para os demais parlamentares fazerem os questionamentos para a autoridade convocada. A proposta original tratava apenas do tempo máximo para o autor da convocação. Além disso, a mudança sugerida pelos parlamentares limita o prazo máximo de uma nova rodada de questionamentos a 1h30min.

O que é um projeto de resolução?

Os projetos de resolução são propostas de regulações internas da Casa, sem efeito externo. Por exemplo, a Resolução nº 6/2015 institui o Regimento Interno do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Para entrar em vigor, o projeto de resolução depende apenas da aprovação em plenário, sem precisar passar por análise do Executivo.