Câmara destaca os 25 anos da Fazenda Renascer

por Tatiane Souza última modificação 19/06/2019 21h24
19/06/2019 – Com seu trabalho de recuperação e reinserção social de dependentes químicos, a Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer completa 25 anos de atuação em 2019. Para marcar o primeiro quarto de século da entidade, a Câmara de Novo Hamburgo promoveu um momento de homenagem no início da sessão ordinária desta quarta-feira, 19 de junho. A iniciativa foi proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), que realizou a entrega de um quadro comemorativo à fundadora da entidade, Isoldi da Silveira.
Câmara destaca os 25 anos da Fazenda Renascer

Foto: Maíra Kiefer / CMNH

Após um vídeo institucional sobre a Fazenda Renascer, o vereador Felipe ocupou a tribuna para prestar sua homenagem. O parlamentar agradeceu a todos que fazem parte da Família Renascer. “Eu acredito que somos fruto do amor daqueles que nos antecederam e que seremos o elo com as gerações que estão por vir, filhos e netos. Acredito que todos nós, através desse pensar no outro, desse olhar com carinho e cuidado, podemos auxiliar as pessoas em seus caminhos. A Fazenda é uma idealização que começou em São Leopoldo e hoje é uma propriedade grande em hectares e em sua estrutura física, mas principalmente grande em equipe, na sua missão, na forma de conduzir. Vinte e cinco anos de uma história muito bonita. Muita gente lutou para que esta instituição fosse forte e permanecesse ainda maior. Sentimos isso quando falamos com vocês, quando estamos lá, o quanto vocês acreditam no amor, na fé e na reabilitação das pessoas que tiveram em alguns períodos da vida problemas com álcool e drogas. As pessoas que estão na Fazenda Renascer, com certeza, têm todo amparo, carinho e atenção de mulheres e de homens que acreditam em uma sociedade melhor. Que a organização dure muito tempo e que os que virão depois de nós continuem a obra fazendo a diferença na vida de tanta gente”, apontou o parlamentar. 

Enfermeiro Vilmar (PDT) desejou parabéns a toda a equipe da Fazenda. “Vocês acolhem usuários de álcool e drogas, pacientes que têm uma história e uma doença que precisa ser tratada. Pessoas que precisam de apoio e atendimento digno, de cuidados de vários profissionais. São pacientes que não podemos largar na rua e fechar a porta no momento em que pedem ajuda”, disse o parlamentar. O vereador ressaltou a necessidade de verificar como o Poder Executivo e Legislativo poderiam auxiliar neste trabalho prestado. “Parabéns pelos 25 anos. Vamos ver as possibilidades de verbas e subvenções, porque algo precisa ser feito para ajudar no trabalho que vocês desenvolvem”, destacou. 

Enio Brizola (PT) mencionou que o tempo passou rápido desde a primeira casa da Fazenda Renascer. Ele citou uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo a qual existem 1.800 comunidades terapêuticas no Brasil. "Isso quer dizer que a luta está cada vez maior”, afirmou o parlamentar. Segundo Brizola, para muitas pessoas, chegar até uma comunidade acaba sendo o último recurso. “Sou muito grato pela Fazenda Renascer porque lutamos muito por um irmão meu que esteve internado. Muitas vezes, a gente não entende a doença. Essa homenagem é justa e merecida. Vocês cuidam do essencial: da vida e do renascimento”, frisou. 

Tita (PP) lembrou a importância da família para os que estão se tratando. “A Fazenda faz um trabalho lindo. Que dure muito, porque a sociedade precisa do trabalho de vocês. Às famílias que não sabem o que fazer, muitas vezes condenam as atitudes dos dependentes, a Fazenda Renascer ensina que devemos amar todas as vidas. A droga está inserida na sociedade e precisamos mais organizações como a de vocês, que tenham muito amor e que ensinem o dependente a renascer”, salientou a vereadora. 

O presidente da Casa, Raul Cassel (MDB), disse estar emocionado pelo trabalho realizado. “Esses dias, minha esposa e eu, ficamos refletindo sobre o que difere na vida das pessoas, o que leva alguns ao mundo das drogas e outros não. Vocês atuam diante de um problema da sociedade: o consumo de drogas. E, muitas vezes, as ruas, com a oferta de entorpecentes, vencem as famílias. E isso revela a necessidade de organizações como a Fazenda Renascer, que realizam um trabalho quando muitos não sabem mais o que fazer. A droga deixa toda a família doente, pela incapacidade de solução do problema. O nome é apropriado: as pessoas vão até vocês para renascer”, disse. O parlamentar desejou que a entidade cresça e que mais pessoas se engajem na causa. “Vocês são uma referência aqui no Município”, afirmou o presidente da Casa.

Reconhecimento 

O diretor administrativo Ivandro da Silveira, filho dos fundadores da Fazenda Renascer, Isoldi e Ivander da Silveira, usou a tribuna para agradecer a homenagem. Ele falou sobre o pai, que já faleceu, e ressaltou o sentimento que ele sempre deixou transparecer em suas falas. “O pai não sentia que o mérito do trabalho era somente dele e da mãe, mas principalmente de todas as pessoas que faziam e fazem a Fazenda acontecer”, disse. Segundo ele, o momento hoje foi de gratidão, tanto à Câmara, pelo reconhecimento, mas também aos vereadores, pela participação efetiva em ações promovidas pela organização. “A renascer, como sempre falaram a mãe e o pai, é uma extensão dos dedos de Deus, uma ferramenta”, destacou. Ivandro contou, ainda, que acolhem 60 pessoas, além de realizarem outros trabalhos paralelos, como a gestão do Albergue Municipal Bom Pastor. Em todos os projetos, ele destacou que apoiam mais de cem pessoas e que em somente seis casos os recursos provêm das famílias. “O restante mantemos com repasses federais e municipais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social”, informou. “Vou honrar o legado deixado pelos meus pais. Vou cuidar para que a Fazenda Renascer chegue até os 100 anos”, finalizou emocionado. 

Isoldi também ocupou a tribuna para agradecer o reconhecimento. Ela falou sobre os valores essenciais da vida, em que o Ser deve prevaler ao Ter e lembrou o valor da espiritualidade. “Hoje, muitas pessoas estão reintegradas, muitos qualificados, capacitados e atuando como novos agentes multiplicadores de recuperação, o que comprova o servir da Renascer, a possibilidade de reformulação das vidas e a reedição de uma nova história”, disse.

Para ela, o grande mérito deste momento de homenagem é perceber o reconhecimento de quem acredita no trabalho realizado pela Fazenda Renascer. Ela aproveitou para convidar a todos para conhecer de perto a obra realizada. “Não se ama o que não se conhece”, concluiu Isoldi. 

Fazenda Renascer

Sem fins lucrativos ou vínculos religiosos, a Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer foi fundada em 1994 em uma pequena chácara de São Leopoldo. Tendo como finalidade a prevenção, recuperação e ressocialização de dependentes químicos e de álcool, bem como o apoio às famílias afetadas, a entidade foi crescendo ao longo dos anos. Em 1996, a necessidade de ampliação do acolhimento forçou o aluguel de uma nova área de terras em Estância Velha. Dois anos mais tarde, já eram quatro unidades de tratamento, com capacidade total para 90 residentes. 

A partir de uma nova resolução normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2001, a Fazenda Renascer decidiu pela aquisição definitiva de uma área própria. Hoje, a sede de 13 hectares na localidade de São João do Deserto, divisa agrícola de Novo Hamburgo com a cidade de Gravataí, atende até 60 pessoas, priorizando um tratamento mais próximo e individualizado. O espaço conta com quadra esportiva, academia de ginástica, biblioteca, salão de festas e alojamentos completos e estruturados. A comunidade terapêutica também possui uma sede administrativa no bairro Ouro Branco, com profissionais capacitados para o acolhimento tanto de novos residentes quanto para o conforto emocional dos familiares. 

Saiba mais sobre a Fazenda Renascer.