Câmara de Novo Hamburgo terá sessão especial na Fundação Scheffel

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/06/2024 14h25
27/06/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo encerra o mês de junho com a aprovação de nove projetos de lei, 12 moções e o encaminhamento de centenas de requerimentos, indicações e pedidos de providências. Na próxima segunda-feira, 1º, o trabalho tem sequência com a discussão de outros temas de interesse da comunidade. O palco para a abertura do último semestre do atual grupo de vereadores, no entanto, não será o mesmo. Por um dia, o Legislativo deixa o Palácio 5 de Abril e transfere sua estrutura para a Fundação Scheffel, no bairro Hamburgo Velho. A sessão especial, marcada para as 18h, dá início às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Proposta pela Mesa Diretora, a atividade será aberta ao público e seguirá o mesmo rito de uma sessão ordinária noturna, com leitura do expediente e votação da ordem do dia. Contudo, por ser realizada fora da Câmara, ela recebe o nome de sessão especial. Além dos assentos disponíveis no local, os hamburguenses também poderão acompanhar ao vivo pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Fundação Scheffel

Situada na avenida General Daltro Filho, 911, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel recebe pela primeira vez uma sessão especial da Câmara. O espaço escolhido para acolher vereadores e cidadãos é o auditório Adão Adolfo Schmitt, notório palco de apresentações e recitais adornado por obras como Caramurú-Guaçú, O despertar da adolescência, Rixa gaúcha e o grande óleo sobre tela Hecatombe.

Localizado no segundo andar da pinacoteca, o salão presta homenagem póstuma ao agrimensor responsável pela construção do prédio, ainda em 1890. Encanto de Scheffel desde sua infância, o casarão de características neoclássicas, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi oferecido ao artista plástico na década de 1970 para receber seu acervo. Recuperado pelo arquiteto Nelson Souza, o museu de arte foi inaugurado em 5 de novembro de 1978, reunindo mais de 350 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas.

Imigração alemã

O próximo dia 25 de julho marca o bicentenário do desembarque dos primeiros imigrantes alemães no Brasil. Além da atividade especial em Hamburgo Velho, berço da colonização germânica na cidade, a data também será celebrada pela Câmara em sessão solene agendada para o dia 18, desta vez no próprio Plenário do Legislativo. A homenagem, proposta pelos vereadores Felipe Kuhn Braun (PSDB), Gerson Peteffi (MDB) e Gustavo Finck (PP), foi aprovada pelos demais parlamentares ainda no mês de fevereiro.