Câmara de Novo Hamburgo repudia mensagens racistas contra o ator Douglas Silva
A autoria dos ataques é tema de investigação desde o último dia 26, quando a família do ator registrou ocorrência junto à Polícia Civil fluminense. “Em entrevista a um veículo de comunicação, o advogado Ricardo Brajterman (representante da vítima) afirmou que o suspeito já tem sete processos criminais que envolvem intolerância racial”, contextualiza Raizer. A esposa do ator acrescenta ainda que outros participantes do reality show também teriam sido alvo de mensagens de ódio veiculadas pelo mesmo blog.
“Declaramos que estamos evoluindo e crescendo enquanto sociedade, avançamos em muitas pautas, mas não conseguimos entender que somos todos iguais. Solidarizo-me com todos que têm sofrido algum tipo de constrangimento e discriminação e reafirmo o compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial”, finaliza o vereador.
Primeiro parlamentar a fazer coro à moção, Felipe Kuhn Braun (PP) lamentou mais um caso de discriminação no país. “O racismo é resultado de uma sociedade que não consegue tratar bem sua própria história. É uma sociedade da impunidade, da fragilidade dos órgãos de fiscalização e investigação. Esse é um episódio que nos envergonha como hamburguenses. Essas postagens são tudo o que há de pior”, definiu o vereador.
Leia na íntegra a Moção nº 2/2022.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.