Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem aos 85 anos do Sinpro/RS
Fundado em 1938, o Sinpro/RS é um dos mais antigos sindicatos do setor educacional no país. Com atuação em todo o território gaúcho, a entidade representa mais de 30 mil professores da rede privada (dos quais mais da metade sindicalizados), empregados por 2,5 mil instituições de ensino e responsáveis pela educação de 425 mil estudantes de diferentes faixas etárias.
Com início voltado a uma política mais assistencial, o Sinpro/RS potencializou seu caráter reivindicatório com o passar dos anos. Entre suas principais conquistas trabalhistas estão o piso salarial, adicionais por tempo de serviço e aprimoramento acadêmico, pagamento de horas extras, plano de saúde, estabilidade do aposentando, desconto para dependentes no estabelecimento de ensino em que o professor leciona e limite de alunos por turma.
Brizola iniciou o discurso saudando os professores presentes e destacou a atuação dos dirigentes junto aos associados e às pautas e conselhos ligados à educação no município e estado. “O Sinpro tem um histórico pela promoção da cidadania, campanha pelas vacinas, dentre outras tantas lutas. Quero homenagear a importância deste sindicato para a sua categoria. É com muita alegria que confraternizamos com vocês esses 85 anos, tantas conquistas e nenhum direito a menos”, disse.
O coordenador Otávio Afonso Forneck usou a tribuna para agradecer a homenagem e apresentou um vídeo institucional sobre a história da entidade. “Dizer a todos o quanto é importante esta Casa e o quanto vocês, legisladores, podem e devem se sentir em papel de grande relevância da municipalidade. O Sinpro/RS que aqui representa o colegiado à nível estadual, atende as peculiaridades de 13 sucursais regionais. Um sindicato não se mantém por muito tempo sem se adequar à realidade. Ele foi assistencial, no início, mas agora é reivindicatório, ativo na construção de uma cidadania mais plena para os professores e comunidade escolar. Essa nossa marca faz com que sejamos protagonistas. Além disso, estamos em praticamente todos os conselhos municipais de educação e estaduais também, porque é lá que se são tomadas as decisões. Somos cuidadosos com as questões políticas e convenções coletivas pelo amplo público que representamos. Precisamos dar o exemplo”, finalizou Forneck.
Também prestigiaram a homenagem os coordenadores Rodrigo Perla Martins e Daniel Sebastiani.
Saiba mais sobre o Sindicato Cidadão - Sinpro/RS