Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem aos 85 anos do Sinpro/RS

por Tatiane Souza última modificação 17/05/2023 20h42
17/05/2023 – No próximo domingo, dia 21, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) completa 85 anos de história. Para celebrar a data e as conquistas da entidade ao longo de sua trajetória, a Câmara de Novo Hamburgo preparou uma homenagem no início da sessão plenária desta quarta-feira, 17. A cerimônia foi proposta pelo vereador Enio Brizola (PT), que entregou um quadro comemorativo às mãos da professora Andréa Ritter, representante da instituição.
Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem aos 85 anos do Sinpro/RS

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Fundado em 1938, o Sinpro/RS é um dos mais antigos sindicatos do setor educacional no país. Com atuação em todo o território gaúcho, a entidade representa mais de 30 mil professores da rede privada (dos quais mais da metade sindicalizados), empregados por 2,5 mil instituições de ensino e responsáveis pela educação de 425 mil estudantes de diferentes faixas etárias. 

Com início voltado a uma política mais assistencial, o Sinpro/RS potencializou seu caráter reivindicatório com o passar dos anos. Entre suas principais conquistas trabalhistas estão o piso salarial, adicionais por tempo de serviço e aprimoramento acadêmico, pagamento de horas extras, plano de saúde, estabilidade do aposentando, desconto para dependentes no estabelecimento de ensino em que o professor leciona e limite de alunos por turma. 

Brizola iniciou o discurso saudando os professores presentes e destacou a atuação dos dirigentes junto aos associados e às pautas e conselhos ligados à educação no município e estado. “O Sinpro tem um histórico pela promoção da cidadania, campanha pelas vacinas, dentre outras tantas lutas. Quero homenagear a importância deste sindicato para a sua categoria. É com muita alegria que confraternizamos com vocês esses 85 anos, tantas conquistas e nenhum direito a menos”, disse. 

O coordenador Otávio Afonso Forneck usou a tribuna para agradecer a homenagem e apresentou um vídeo institucional sobre a história da entidade. “Dizer a todos o quanto é importante esta Casa e o quanto vocês, legisladores, podem e devem se sentir em papel de grande relevância da municipalidade. O Sinpro/RS que aqui representa o colegiado à nível estadual, atende as peculiaridades de 13 sucursais regionais. Um sindicato não se mantém por muito tempo sem se adequar à realidade. Ele foi assistencial, no início, mas agora é reivindicatório, ativo na construção de uma cidadania mais plena para os professores e comunidade escolar. Essa nossa marca faz com que sejamos protagonistas. Além disso, estamos em praticamente todos os conselhos municipais de educação e estaduais também, porque é lá que se são tomadas as decisões. Somos cuidadosos com as questões políticas e convenções coletivas pelo amplo público que representamos. Precisamos dar o exemplo”, finalizou Forneck. 

Também prestigiaram a homenagem os coordenadores Rodrigo Perla Martins e Daniel Sebastiani. 

Saiba mais sobre o Sindicato Cidadão - Sinpro/RS

registrado em: