Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem aos 45 anos da Asbem
O evento teve início com a reprodução de um vídeo institucional. Nele, jovens de diferentes bairros da cidade relataram o impacto dos serviços da Asbem em suas respectivas inserções no mercado de trabalho. Emocionado, Gustavo Finck externou sua felicidade em homenagear uma entidade que apoia e encaminha profissionalmente tantos adolescentes. “Quando entrei para a política, sempre pensei nos projetos coletivos de Novo Hamburgo. É emocionante o trabalho que a Asbem faz para proporcionar o melhor para a vida desses jovens”, enalteceu o vereador.
Criada em 7 de outubro de 1976, a Asbem surgiu a partir de um movimento comunitário preocupado com a integração socioeducativa e a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, a organização pauta sua atuação também pelo resgate de vidas, a erradicação do trabalho infantil, a prevenção à exposição de adolescentes à violência, a permanência na escola e o fortalecimento de vínculos familiares.
O principal programa desenvolvido pela entidade é o Centro de Iniciação Profissional. O projeto pedagógico busca o desenvolvimento integral do jovem, a formação profissional cidadã e o aumento da empregabilidade, resgatando e construindo saberes para a vida em sociedade e o mundo do trabalho. A Asbem atua com profissionais especializados nas áreas de administração, pedagogia, psicologia e serviço social.
Gerente da associação, Rosmarie Matte agradeceu o reconhecimento prestado pela Câmara. “É nesses momentos que sabemos que o trabalho desenvolvido é muito significativo para Novo Hamburgo”, sintetizou. Daniela Sperb, que presta apoio administrativo à entidade, fez questão de destacar todas as pessoas que passaram pela Asbem ao longo das mais de quatro décadas.
“São 45 anos de muitas vitórias, conquistas e desafios. A Asbem ressignificou vidas, mudou histórias e trouxe inúmeros benefícios à comunidade hamburguense. Desde 1976, incontáveis famílias passaram pela Associação. Nelas, podemos observar o brilho no olhar e o registro afetivo a cada formatura e conclusão de cursos. São indescritíveis as ações educacionais que buscam transpor qualquer barreira, para tornar o conhecimento possível, acessível e humanizado. O serviço prestado pela entidade é essencial para que se possa buscar e conhecer novos caminhos. A Asbem é um lugar onde podemos acreditar, construir e realizar”, finalizou.