Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem aos 10 anos do DuduNews

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/08/2025 20h39
20/08/2025 – O que começou quase como uma brincadeira transformou-se em profissão e, dez anos depois, consolida-se como uma das mais emergentes empresas de comunicação do estado. Foi para celebrar a primeira década da marca DuduNews que a Câmara de Novo Hamburgo preparou uma homenagem durante a sessão plenária desta quarta-feira, 20. O reconhecimento, proposto pelos emedebistas Daia Hanich, Nor Boeno e Ricardo Ritter – Ica, foi endossado pelos progressistas Deza Guerreiro e Giovani Caju.
Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem aos 10 anos do DuduNews

Pyetra Trindade/CMNH

Temos a honra e a alegria de prestar uma merecida homenagem a uma figura que já se tornou parte da nossa cidade. Alguém que leva informação, curiosidade e, acima de tudo, carinho para a população: o nosso querido Eduardo Schmitz, o DuduNews”, iniciou Daia. “O trabalho de vocês vai muito além de noticiar. Vocês conectam pessoas, dão visibilidade a histórias que muitas vezes passariam despercebidas e, com seu jeito único, conquistam a atenção e o respeito de todos. É admirável ver como, com simplicidade e dedicação, vocês construíram uma rede de confiança e amizade com a comunidade”, prosseguiu a proponente.

Homenageá-los hoje é reconhecer que comunicação é serviço público, é cidadania, é construir pontes entre a informação e a população. E vocês fazem isso com excelência. Se os vereadores são conhecidos como porta-vozes da comunidade, a equipe do DuduNews também pode levar esse voto, pois vocês estão onde a notícia está. Que esta seja apenas mais uma de muitas conquistas que virão”, completou a vereadora.

Ica lembrou ter conhecido Dudu em 2017, quando a Câmara concedeu a seu avô, o ex-prefeito Miguel Schmitz, o título de Cidadão de Novo Hamburgo. Durante a homenagem, quem se pronunciou foi esse rapaz, à época com 12 anos de idade. Logo pensei: ‘esse guri aí tem futuro’. E aqui está o futuro dele. Hoje, o DuduNews parece ser o canal oficial de comunicação da cidade, superando até mesmo outros mais tradicionais”, recordou o emedebista.

Giovani Caju disse ficar assustado com o crescimento exponencial da empresa, criada de fato há pouco mais de dois anos. “É muito difícil evoluir tão rapidamente sem perder a essência. E acho que esse é o teu maior desafio. Não percas nunca tua essência, teu sorriso fácil e esse carinho que tu tens com todo mundo”, frisou Caju, que salientou a qualidade dos comunicadores que o acompanham.

Deza Guerreiro agradeceu também o apoio da equipe à causa animal, uma das bandeiras não apenas de seu mandato, mas de seu envolvimento comunitário. “O DuduNews é um projeto que se tornou referência em comunicação digital. Em tempos de tanta desinformação, ter veículos comprometidos com a verdade é essencial para fortalecer a democracia e aproximar o cidadão da realidade de seu município. Muito sucesso sempre”, desejou a vereadora.

Da tribuna, Eduardo Schmitz fez questão de apresentar toda a sua equipe, convidada ao plenário, e agradeceu a presença de seu pai e de seu avô. Ao longo de seu discurso, repassou toda a construção do comunicador DuduNews, desde a confecção de um jornal em forma de livro, nos tempos de escola, passando pelo telejornal gravado em um estúdio improvisado no próprio quarto, pelo canal de notícias nas redes sociais, até a abertura de sua empresa, em 2023.

Hoje, falamos para mais de 500 mil seguidores, somando todas as nossas redes. Alcançamos 3 milhões de pessoas todos os meses, com mais de 50 milhões de visualizações em nossas plataformas e um crescimento médio de 7% ao mês”, mensurou DuduNews. “Se nos tornamos esta referência na vida das pessoas, é porque na nossa operação diária existe muito esse conceito de evolução em tudo o que praticamos e idealizamos”, revelou.

Além do olhar para o passado, o homenageado também projetou o futuro: consolidação dos podcasts e da seção de esportes, lançamento de um portal de notícias e de um canal de televisão, circulação de dois “Dudumóveis” pelas ruas da região e a abertura de uma nova sede. “Serão 220 metros quadrados, com estúdio montado e uma estrutura para mais de 50 profissionais. Um investimento em prol da comunidade e da nossa região. Entendemos o quão importante é reinvestirmos os nossos resultados no nosso próprio trabalho”, afirmou. “Queremos não apenas mostrar o que fizemos em dez anos, mas o quanto queremos fazer nos próximos dez”, emendou.

Ainda antes de sua fala, outros vereadores também deixaram seus cumprimentos. Felipe Kuhn Braun (PSDB) relembrou seu primeiro contato com DuduNews, em uma palestra ministrada no Colégio Santa Catarina. Que dom que tu tens para a oratória e para a busca pela notícia. Ficamos felizes em acompanhar teu crescimento. Que Deus siga iluminando tua caminhada e que tu mantenhas sempre teu carinho e generosidade com as pessoas, pois é assim que tu as conquistas”, mencionou Felipe.

“’Vou chamar o DuduNews!’ Essa é uma das frases que mais escutamos nas ruas. E isso mostra a força dessa equipe tão atuante. Tu és uma marca registrada na nossa cidade, representando Novo Hamburgo em todo o estado”, ressaltou Juliano Souto (PL).

Eliton Ávila (Podemos) reiterou a identidade construída entre a empresa e o município. “Quando visitamos a Assembleia e as secretarias estaduais, as pessoas sempre comentam sobre o trabalho que vocês desenvolvem. Isso nos dá muito orgulho, enquanto hamburguenses. Continuem levando notícias a todos os cantos da nossa cidade e da nossa região, sempre com transparência, clareza e compromisso com a verdade”, pediu.

Enio Brizola (PT) enalteceu o sucesso do empreendimento em um meio de comunicação em constante transformação. Temos muito orgulho dessa empresa pertencer à nossa cidade, gerando emprego e renda para muitos jovens. Que o canal continue com essa tendência comunitária e chegando antes dos fatos, impressão que nos fica muitas vezes”, brincou o vereador.

Professora Luciana Martins (PT) falou sobre a responsabilidade de fazer jornalismo, especialmente em um momento de profusão de informações. “É uma atividade comercial, que gera lucro, mas que tem uma responsabilidade social imensa. A informação hoje é disponibilizada muito facilmente no mundo virtual, e é necessário que o jornalismo traga isso de uma forma profissional. Que esta empresa comemore muitos e muitos anos, e que ela continue sendo feita por pessoas para pessoas, conectando, investigando, analisando e transmitindo informações com qualidade”, finalizou.