Câmara de Novo Hamburgo encerra ano com 65 leis aprovadas
Apesar disso, gabinetes e setores administrativos permanecem funcionando normalmente, com atendimento ao público e expediente interno. A Câmara só não estará aberta entre os dias 18 e 31 de dezembro. O recesso administrativo está previsto em resolução da Mesa Diretora.
Leia também: Gerson Peteffi retorna à presidência da Câmara após quatro anos
Mais de 7,6 mil matérias
Ao longo do ano, a Câmara de Novo Hamburgo realizou 84 sessões ordinárias, uma extraordinária, uma especial, 11 solenes e cinco audiências públicas. Entre janeiro e dezembro, os vereadores protocolaram 7.611 matérias legislativas. A maior parte das proposições refere-se a indicações e pedidos de providências: foram 5.125 reivindicações. Além disso, os parlamentares apresentaram 2.262 requerimentos, 94 moções, 47 projetos de lei, um substitutivo, 13 projetos de resolução e decreto legislativo, 21 emendas e seis projetos de sugestão. Também passaram pela Câmara 42 projetos de lei do Poder Executivo.
Recesso parlamentar
Regulamentado pelo artigo 13 da Lei Orgânica do Município, o recesso hamburguense totaliza 47 dias corridos, sendo inferior ao praticado pelo Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e diversas câmaras do Estado. Além disso, também ao contrário de outras casas legislativas, a Câmara de Novo Hamburgo não interrompe suas atividades na metade do ano. A primeira sessão ordinária de 2024 está marcada para o dia 5 de fevereiro.
Comissão Representativa
Durante o recesso, a Câmara conta com a atuação da Comissão Representativa, cujas atribuições incluem o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que a prefeita se ausente do município por mais de 15 dias e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento. Integram a comissão como membros titulares o novo presidente eleito, Gerson Peteffi, e os vereadores Cristiano Coller (PTB), Gustavo Finck (PP), Lourdes Valim (Republicanos) e Tita (PSDB). Darlan Oliveira (PDT), Fernando Lourenço (PDT), Raizer Ferreira (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB) ocupam a suplência.