Câmara de Novo Hamburgo e Executivo estabelecem parceria para realização do Seminário de Desenvolvimento Econômico
Após selada a parceria entre os dois poderes, o próximo encontro, desta vez com as entidades, será realizado no dia 12 de setembro, às 9h, no Plenarinho da Casa Legislativa. Daiana Monzon lembrou que fez parte da equipe que organizou a primeira edição do Seminário de Desenvolvimento Econômico, em 2018, à época como representante da Feevale. “Eu ajudei no nascimento. Agora, vai ser um prazer auxiliar na curadoria deste ano”, acrescentou a titular da pasta.
O vereador Enio Brizola, idealizador da iniciativa e autor do projeto de lei que incluiu, em 2021, a atividade no calendário oficial do Município, comentou que o case do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Novo Hamburgo já foi abordado na estreia do seminário, assim como a transformação da Valetec em Feevale Techpark. Ele destacou ainda a importância de os temas terem feito parte do escopo dos debates há sete anos e como muitas mudanças ocorreram de lá para cá.

A secretária apontou que, à época, o tema inovação foi tratado sob o viés dos parques tecnológicos, mas que agora um novo olhar sobre a questão seria interessante. "A inovação sendo usada como vetor para desenvolver economicamente o município", observou, lembrando de situações inesperadas, como a pandemia e as enchentes, momentos que exigiram dos empresários ações para se reinventar. Para ela, essa discussão é importante também pela oportunidade de desmistificar o tema, que não se resume a inventar algo inexistente, mas pode significar, por exemplo, a mudança em um processo fabril. 
Tanto Brizola quanto Éliton Ávila e o representante do vereador Ica, presentes à reunião, concordaram com a titular da secretaria de que essa proposta de discussão deve abranger comércio, serviços e indústria, trazendo à tona experiências de inovação sem esquecer questões como mão de obra, novas taxações e políticas públicas.
Daiana Monzon informou ainda que o grupo Aliança para Inovação possui o mapeamento da matriz produtiva do município. Segundo ela, entre as questões abordadas estão as startups e novos negócios, além de healthtechs, sinalizando que Novo Hamburgo oferta alternativas de atendimento hospitalar só em menor número do que aqueles ofertados na capital.
A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, comentou sobre os diferentes formatos que o evento assumiu ao longo dos anos, sempre se adaptando às necessidades apontadas pelas entidades e às demandas da cidade. A proposta para a nova edição é reunir, em um único turno – possivelmente em novembro – entidades e público na sede do Legislativo, palco das edições anteriores e responsável por conduzir a organização do seminário ao longo do tempo. Para a diretora, a ação reforça o papel da Câmara Municipal na proposição de temas essenciais para o desenvolvimento econômico da cidade.
Confira quais foram os temas das outras edições.
Veja as imagens das reuniões preparatórias:
