Câmara de Novo Hamburgo comemora os 90 anos do Americano
Hoje o Americano conta com 300 sócios, 10 funcionários, projeto social com 100 atletas e recebe uma média de mil visitantes por semana. “A entidade vem se destacando pelo número de jogadores da base que migram para Clubes profissionais, mas o Projeto Social “Futebol Para Todos” tem meu coração e minha admiração. Há 20 anos, o clube realiza esse trabalho incrível com crianças e adolescentes entre sete e 15 anos, com atividades extraclasse. Vocês estão ajudando a sociedade, estão contribuindo na formação de seres humanos. O esporte é um elemento necessário para a preparação de jovens para construir uma vida próspera”, destacou a vereadora ao subir na tribuna. "Com esse trabalho que vocês fazem, diariamente, nós colheremos belos frutos. Teremos menos pessoas em desigualdade social, porque vocês estão ensinando esses jovens a reconhecerem o seu valor e a importância da família e da escola. Vocês estão plantando isso nos corações deles”, enfatizou a parlamentar.
Os vereadores Ricardo Ritter – Ica (MDB), Cristiano Coller (PP), Inspetor Luz (PP), Vladi Lourenço (Podemos) e Darlan Oliveira (MDB) também parabenizaram o Clube Americano pelas duas décadas de história.
O presidente do Americano, Vagner da Costa, recebeu uma placa de homenagem. Ao subir na tribuna, destacou que é uma responsabilidade muito grande falar do time e que, além de agradecer pelo reconhecimento, sua mensagem seria destinada aos atletas, aos familiares, à comissão técnica e a todos que ajudaram a construir a trajetória do clube. “O futebol vai muito além da conquista de resultados, vencer ou perder, derrotas ou alegrias, ele é uma oportunidade para que possamos ser referência para outras pessoas. Se o Americano pode, hoje, receber essa linda homenagem é porque lá atrás houve boas referências e muita dedicação. Que vocês, dentro e fora de campo, possam também ser referência e realizar o sonho de jogar futebol profissionalmente”, disse o presidente. Ele ainda reconheceu a importância histórica de todos que compuseram a tribuna de honra e fazem parte ativamente dessa trajetória de 90 anos.
Compuseram a tribuna de honra: Clóvis Roberto Darros Schuch (Tesoureiro), João Carlos Machado Karan (Conselho Deliberativo), José Luís Hans (Conselho Deliberativo), Flavio José Groehs (ex-jogador e referência na década de 70/80), Tarcísio kaefer (ex-presidente do Clube e atual Conselho Deliberativo), Jair Ricardo Fauth (ex-atleta de Base e atual vice-presidente do Conselho Deliberativo) e Cleverson Lonkoski (ex-atleta e bi-campeão Amador 2006/07 e campeão Sul-Brasileiro em 2008).
Fundado em 12 de julho de 1934, o Americano foi criado para promover entre seus associados o cultivo da educação física e a prática de exercícios e disputas esportivas. O foco, desde o início, foi o futebol. Com um passado glorioso nas competições estaduais e regionais em nível amador, o clube concentra hoje suas atividades nas equipes de base (do sub-6 ao sub-19), master e sênior. Com sede na rua Jamaica, 323, o Americano manda seus jogos no estádio João Renato Feltes.