Câmara de Novo Hamburgo celebra os 45 anos do Movimento Roessler

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/09/2023 23h47
28/09/2023 – Uma das mais respeitadas e conceituadas instituições ecológicas do Rio Grande do Sul, o Movimento Roessler para Defesa Ambiental foi homenageado pela Câmara de Novo Hamburgo na noite desta quinta-feira, 28. Em sessão solene proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PP), o Legislativo comemorou os 45 anos da entidade. A cerimônia, que contou com a presença de outros parlamentares, enalteceu o envolvimento e a dedicação de seus integrantes no trabalho de preservação e recuperação do meio ambiente e da biodiversidade.
Câmara de Novo Hamburgo celebra os 45 anos do Movimento Roessler

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Organização sem fins lucrativos fundada em Novo Hamburgo, o Movimento Roessler tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da conservação do planeta e da adoção de práticas sustentáveis. A instituição atua na realização de estudos sobre biodiversidade, elaboração de projetos para a proteção e recuperação do meio ambiente, organização de atividades educativas e fiscalização de crimes ambientais.

Em seu pronunciamento, Felipe destacou a luta do grupo ao longo dos anos e lembrou Henrique Luiz Roessler, um dos precursores do ambientalismo no país. Falecido em 1963, foi seu nome o escolhido para batizar o coletivo. “Vemos como, lá atrás, ele era tão atual. Recentemente, passamos por catástrofes ambientais tão difíceis no estado e percebemos que muita coisa tem que mudar. Muito disso se dará através de conscientização. E o Movimento Roessler tem essa prática a partir de seu conhecimento, conteúdo e das muitas ações que vocês levam adiante”, discursou.

O proponente também externou em sua fala a preocupação com as altas temperaturas que vêm sendo registradas no Brasil e no resto do mundo. “São sinais da dificuldade que o ser humano tem em cuidar da natureza e entendê-la como seu maior patrimônio”, prosseguiu.

Presidente da entidade homenageada, Luana Rosa corroborou a manifestação de Felipe Kuhn Braun e destacou a importância da abnegação de ambientalistas em prol de um planeta ecologicamente sustentável. É uma grande alegria representar colegas tão queridos, apesar de tantas tristezas pelas quais passamos em 45 anos. Eu não era nem nascida e essa gente já batalhava para que não apenas a minha, mas também as futuras gerações pudessem viver em plenitude. Vivemos uma crise climática – e isso já é uma evidência, não mais uma hipótese –, o que mostra por que esses ‘ecochatos’ fazem todo esse trabalho. Há 45 anos, o Movimento Roessler vem remando contra a maré. São 45 anos travando lutas em defesa do meio ambiente. E precisamos continuar remando contra a maré para chegarmos até as nascentes”, frisou Luana.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Enio Brizola (PT) criticou a forma como são conduzidas discussões importantes sobre desenvolvimento econômico sem o devido olhar para as necessidades ambientais. O Roessler é um dos mais importantes movimentos que temos na nossa cidade. Hoje, precisaríamos ter muitos deles, porque vivemos uma crise ambiental sem precedentes. E digo isso não apenas pelos eventos climáticos. Estamos debatendo nesta Casa o Plano Diretor e estamos ignorando completamente as questões ambientais da cidade. O foco do debate é índice construtivo. O relógio do mundo está andando, mas ainda estamos em tempo de recuperação. Deveríamos parar para replantar e repensar o planeta. Focar em um desenvolvimento econômico sustentável”, enfatizou.

Raizer Ferreira (PSDB) resgatou detalhes sobre a gênese do Movimento Roessler e parabenizou o empenho e a entrega de tantos personagens ao longo de sua história. São 45 anos de luta e dedicação. Ao longo desse período, a entidade tem desempenhado um papel fundamental em defesa do meio ambiente na nossa cidade e região. Uma voz ativa em nossa comunidade, lutando incansavelmente pela qualidade de vida de todos nós. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os membros, passados e presentes. O compromisso dessas pessoas com a causa ambiental é um exemplo inspirador para todos nós”, finalizou o vereador.

Assista à sessão solene na íntegra:

registrado em: