Câmara de Novo Hamburgo celebra os 30 anos da Tutti-Frutti Lanches

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/03/2024 19h46
06/03/2024 – No último dia 17, a Tutti-Frutti Lanches completou 30 anos de história. Sua longevidade foi destaque na Câmara de Novo Hamburgo durante a sessão desta quarta-feira, 6. Proposta pelo presidente Gerson Peteffi (MDB), a celebração salientou a evolução do empreendimento e a perseverança de sua fundadora. Ao final dos discursos, a entrega de uma rosa e um quadro comemorativo oficializou a homenagem prestada pelo Parlamento.
Câmara de Novo Hamburgo celebra os 30 anos da Tutti-Frutti Lanches

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Criada como mercearia e fruteira (de onde herdou o nome), a Tutti-Frutti começou aos poucos a oferecer a venda de água, sucos e refrigerantes. Com um grande número de empresas no entorno, a transformação em lancheria não demorou muito. Localizado na rua Rincão, quase na BR-116, o espaço é conhecido hoje por seu café e suas opções de sanduíches, pastéis, folhados, assados e xis.

Moradora da cidade há mais de 60 anos, Elisete Vier dedicou praticamente metade desse tempo para a construção e consolidação de seu negócio. “Pude acompanhar o avanço e desenvolvimento da minha empresa, meu bairro e minha cidade. Quando meu marido e eu iniciamos nossa empreitada como comerciantes, tudo era muito diferente. Com a queda da produção do calçado, fiquei desempregada, e decidimos abrir uma quitanda para auxiliar na renda familiar”, relembrou.

No início, construímos uma pequena área para expor e vender frutas e verduras. Nossos clientes, lá no início, eram os vizinhos, moradores dos bairros Rincão e Operário. Após alguns anos, percebemos que o público havia mudado. Não eram mais as donas de casa, que compravam alimentos para preparar o almoço e o jantar, mas sim trabalhadores das empresas do entorno, que se alimentavam no trajeto para a casa ou emprego. Então, em 2006, passamos a ser a Tutti-Frutti Lanches”, narrou Elisete, que agradeceu a todos os vereadores pela homenagem.

No decorrer da minha vida, pude aumentar meu negócio e ver a mudança na paisagem hamburguense. Ao longo desses 30 anos, foram momentos de muitas batalhas, trabalho e conquistas. Hoje, já aposentada, toco a Tutti-Frutti sozinha. A minha lancheria é o local onde encontro amigos que cultivei ao longo dos anos e novos clientes que surgem a cada dia”, finalizou.

Proponente do reconhecimento, Gerson Peteffi salientou sua satisfação em agendar a homenagem para a Semana da Mulher. Há 30 anos, esta mulher guerreira estabeleceu um ponto obrigatório para um bom café, um lanche ou um almoço. Só ela sabe todos os percalços e dificuldades de manter um pequeno comércio; um estabelecimento modesto, mas de grande qualidade e envolvimento com a comunidade. Recomendo que um dia passem lá e façam uma visita. Vocês terão o carinho, o sorriso de Elisete, além dos bons produtos e do bom atendimento, muito organizado e com credibilidade”, frisou o presidente.

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) ressaltou a força e fibra que acompanharam Elisete ao longo de toda sua jornada. “Mais do que ao comércio, está é uma homenagem à sua fundadora e, hoje, sua única funcionária: cozinheira, repositora, compradora, atendente, faxineira… É quem abre e fecha a porta do comércio, representante de tantas mulheres que batalham da manhã à noite, tocando seus negócios ou mesmo seus lares”, pontuou o vereador.

Felipe Kuhn Braun (PP) corroborou os discursos dos parlamentares que o precederam. Esta é uma homenagem singela por tudo o que Elisete representa por meio de seu trabalho. São três décadas recebendo bem seus clientes, com um sorriso no rosto, mesmo com momentos tão difíceis no caminho. Você é um exemplo de como cuidar das pessoas, fazendo a diferença em suas vidas”, acrescentou.

registrado em: