Câmara de Novo Hamburgo aprova moção de aplauso à ginasta Rebeca Andrade
“Vinda de uma família humilde com outros sete irmãos, Rebeca começou a treinar aos 4 anos, em um projeto social de iniciação ao esporte da Prefeitura de Guarulhos, cidade onde nasceu. Aos 10, mudou-se sozinha para Curitiba em busca de melhores condições de treino e, um ano depois, para o Rio de Janeiro, onde permanece até hoje”, reconta Tita.
Sua trajetória de superação também lhe garantiu nove pódios em Mundiais, tornando-a a ginasta brasileira mais condecorada da história. “Assim como Daiane dos Santos foi uma de suas ídolas, que você, Rebeca, seja fonte de inspiração para todas as meninas que sonham em serem atletas”, assina a vereadora, que usou a tribuna para pedir a aprovação da moção. “Nós mulheres estamos muito felizes com todas as suas conquistas. Temos de incentivar esses jovens ao esporte porque só assim poderão colecionar muitas medalhas pela vida”.
Leia na íntegra a Moção nº 41/2024.
As medalhas olímpicas de Rebeca Andrade:
- Ouro no salto (2021) e no solo (2024)
- Prata no salto (2024) e no individual geral (2021 e 2024)
- Bronze por equipes (2024)
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.