Câmara de Bom Princípio conhece Projeto Vereador Mirim

por Jaime Freitas última modificação 11/04/2019 16h16
11/04/2019 – Representantes da Câmara Municipal de Bom Princípio fizeram uma visita ao parlamento hamburguense na manhã desta quinta-feira, 11 de abril, com o objetivo de conhecer de perto o projeto Vereador Mirim, voltado aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. A iniciativa é desenvolvida desde 2017 pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Câmara de Bom Princípio conhece Projeto Vereador Mirim

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O diretor-geral da Câmara hamburguense, Deiwid Amaral da Luz, e a diretora da Escola do Legislativo, Carolina Hagen, recepcionaram o presidente da Câmara de Bom Princípio, vereador João Augusto Rodrigues da Silva (PTB), o diretor-geral, Robson Ferreira Guimarães, o assessor da presidência, Luciano Soehn, e a assessora jurídica, Cristina da Silva do Val. Na oportunidade, apesentaram aos visitantes o funcionamento do projeto Vereador Mirim. Bom Princípio, localizada no Vale do Caí, é conhecida como a Capital Nacional do Morango.

Projeto Vereador Mirim

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo em parceria com a Smed. A iniciativa foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora de 2017 e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da 17º Legislatura. Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.

Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.

Objetivo do projeto: incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara com a comunidade escolar, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal no contexto em que se inserem, contribuindo para a formação da cidadania e o conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Partes interessadas: Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria Municipal de Educação, escolas municipais e seus estudantes.