Câmara custeará participação de pesquisa da escola Antônio Bemfica Filho em feira no Amapá

por Luís Francisco Caselani última modificação 19/08/2022 15h59
19/08/2022 – No ano passado, uma turma de 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Antônio Bemfica Filho, do bairro Petrópolis, elaborou um projeto de pesquisa que investigava o ganho de peso em crianças durante o período de isolamento social. O estudo foi selecionado para participar da Mostratec Júnior, onde obteve o terceiro lugar em sua categoria. O desempenho garantiu ao grupo o Prêmio Cientista Júnior, concedido pela Câmara de Novo Hamburgo. Nesta sexta-feira, 19, o presidente Cristiano Coller (PTB) foi até a escola para formalizar a entrega da distinção. Além do reconhecimento, o prêmio também representa o custeio de passagens aéreas e hospedagem para dois alunos e uma professora apresentarem a pesquisa na Mostra Científica e Tecnológica da Amazônia (Mostramazônia), que ocorrerá no início de setembro em Macapá.
Câmara custeará participação de pesquisa da escola Antônio Bemfica Filho em feira no Amapá

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

Instituído em 2017, o Prêmio Cientista Júnior laureia anualmente as quatro pesquisas com melhor avaliação entre as escolas hamburguenses na Mostratec Júnior. O evento, organizado pela Fundação Liberato, é voltado para estudantes de ensino fundamental e educação infantil. “A premiação entregue pela Câmara busca valorizar o talento desses jovens para a pesquisa”, resumiu Coller. O presidente salientou a importância da iniciativa também para manter os estudantes estimulados. “Fazemos este reconhecimento e incentivo para, quem sabe lá na frente, eles se tornarem, de fato, cientistas. Tentamos evitar que se perca esse momento de envolvimento com a pesquisa para que a criança possa ir ainda mais longe”, frisou.

Ganho de peso durante a pandemia

Idealizada por toda a turma, sob a orientação da professora Aurora Fleck de Oliveira, a pesquisa “Coma bem para um futuro mais saudável” investigou o percentual de alunos da escola que adquiriram peso durante o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19. Ao todo, foram entrevistadas 38 famílias, das quais metade confirmou a suspeita que motivou o estudo. A partir dos dados, os pesquisadores aprofundaram a análise sobre questões como a falta de rotina na alimentação e na prática de exercícios físicos, o impacto de transtornos psicológicos como ansiedade e depressão e a relação entre hábitos alimentares saudáveis e o poder aquisitivo das famílias.

Aurora contou que, como a Emeb Dr. Antônio Bemfica Filho atende apenas até o 5º ano, os alunos que conduziram a pesquisa já deixaram a instituição. Apesar disso, o sucesso do projeto deixou alguns legados para a escola. “As crianças elaboraram memes de incentivo, com mensagens curtas, mas impactantes, e divulgaram em grupos de WhatsApp. Fizemos falas nas salas de aula. Mas nosso objetivo é alcançar as famílias, porque o hábito alimentar se cria dentro de casa. Queremos que os meninos venham aqui e conversem com as turmas”, relatou a professora.

Atravessando o país

A terceira colocação na categoria para alunos de 4º a 6º ano da Mostratec Júnior rendeu à turma um convite para participar da Mostramazônia. A feira ocorre de 1º a 3 de setembro na capital amapaense. Durante a visita à escola, Cristiano Coller realizou a entrega das passagens aéreas que levarão a professora-orientadora e dois dos ex-alunos para o outro lado do país.

Cristian Alves de Oliveira, de 11 anos, e Nicolas Musskopf, 12, representarão a turma. Hoje aluno da escola estadual Dom Pedro II, Cristian falou sobre a expectativa da viagem, enalteceu o comprometimento de toda a turma na execução do trabalho e elencou as repercussões positivas provocadas pelo envolvimento com a pesquisa.A experiência que tive aqui, e que levei para a nova escola, me mostrou que não precisamos ter medo de apresentar nossas ideias. Todo mundo tem sua opinião”, comentou. Nicolas, atualmente na escola Jair Henrique Foscarini, destacou o crescimento de seu interesse pela ciência após a realização do projeto.Penso em continuar trabalhando com pesquisa”, revelou.

A professora Aurora reiterou a importância de oportunizar o acesso e estimular o interesse pela iniciação científica. É fundamental termos sempre em vista o protagonismo da criança. É legal quando conseguimos incentivar nos alunos esse olhar de continuar investigando fora daqui. A proposta do projeto de pesquisa os torna mais autônomos nessa conquista”, finalizou a educadora.

registrado em: