Câmara comemora os 70 anos da Sociedade Esportiva Flamengo

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/07/2025 18h59
16/07/2025 – Uma das mais tradicionais agremiações da cidade, a Sociedade Esportiva Flamengo completou 70 anos de história nesta quarta-feira, 16. Como parte das comemorações, a Câmara de Novo Hamburgo preparou uma homenagem durante a sessão plenária. A lembrança ao clube rubro-negro do bairro Primavera partiu do vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB). “O Flamengo é uma entidade que faz parte da história e da identidade do nosso município”, sublinhou o proponente.
Câmara comemora os 70 anos da Sociedade Esportiva Flamengo

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Fundada em 16 de julho de 1955 ainda no bairro Ideal, a Sociedade Esportiva Flamengo surgiu da união de um grupo de amigos liderado por Zeno Feilstrecker, alçado ao cargo de primeiro presidente. Quatro anos mais tarde, a entidade transferiu suas atividades para o Primavera, onde se mantém desde então. “Uma alteração crucial que trouxe o apoio da comunidade local, impulsionando a arrecadação de fundos”, recordou Ica.

O incremento da receita possibilitou a aquisição de um terreno na rua Jaguari, onde seria aberta sua sede social em outubro de 1963. O espaço, reconstruído na década de 1990, contava com salão de eventos, restaurante e canchas de bolão. Em 1973, na rua Saldanha da Gama, era inaugurado também seu campo de futebol, palco de conquistas municipais ao longo dos anos seguintes. Devido aos altos custos, no entanto, as competições foram deixadas de lado, com a sede campestre sendo agora apenas disponibilizada a seus mais de 200 sócios.

Além dos jogos de futebol, o Flamengo ficaria conhecido também pela promoção de eventos festivos, como bailes de aniversário e quermesses, e de campanhas beneficentes, arrecadando e distribuindo presentes e lanches para crianças carentes da região. “O Flamengo não é só esporte. Estamos inseridos no bairro”, afirmou o presidente Rafael de Azevedo. 

Após contar um pouco da história, Ica falou sobre sua ligação familiar com a agremiação, da qual seu pai foi sócio-fundador. É quase um clube da família Ritter. Hoje, mesmo enfrentando os desafios do tempo, o Flamengo segue forte, apoiado em sua história e na dedicação de sua diretoria. A todos que contribuíram para a construção desta linda trajetória, deixo o nosso respeito, reconhecimento e agradecimento por manterem viva a chama do esporte e da comunidade. Parabéns pelos 70 anos!”, exclamou.

Os petistas Enio Brizola e Professora Luciana Martins, vereadores com forte ligação com a região oeste da cidade, também deixaram suas felicitações. Muitas pessoas se doaram para a construção desta sociedade. E, apesar da estrutura consolidada, o que mais importa é isso: a fraternidade, as amizades e as famílias que se constituíram junto ao Flamengo. Continuem firmes no engajamento da comunidade do bairro”, pediu Brizola. As sociedades esportivas desempenham um papel crucial no desenvolvimento social e pessoal. Elas promovem valores como trabalho em equipe, respeito, disciplina e contribuem para a saúde física e mental de todos os seus associados. Que muitos jovens possam dar continuidade a esse legado”, desejou Luciana.

Após a entrega de um quadro comemorativo e até mesmo um “parabéns” puxado por Ica, o presidente do Flamengo, Rafael de Azevedo, subiu à tribuna para agradecer a homenagem. Estamos muito felizes e honrados em estarmos aqui no dia do nosso aniversário. Uma história que começou em julho de 1955, quando um grupo de abnegados se reuniu, fundou a nossa sociedade e depois trabalhou incansavelmente para constituir todo o patrimônio que temos hoje. Muitos não estão mais conosco, mas tenho certeza de que estão muito orgulhosos, onde quer que estejam”, lembrou Azevedo, que fez questão de abrir as portas do clube a toda a comunidade hamburguense. “Quem quiser participar será sempre bem-vindo”, declarou.

registrado em: