Câmara comemora os 55 anos da Fundação Liberato

por Jaime Freitas última modificação 20/04/2022 21h53
20/04/2022 – Um das mais renomadas escolas técnicas do país, a Fundação Liberato completou 55 anos de sua criação no último dia 12. Instalada no bairro Primavera, a instituição pública estadual construiu-se como referência na educação profissional e no estímulo ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Para celebrar a história de ensino e formação da entidade, a Câmara de Novo Hamburgo dedicou parte da sessão plenária desta quarta-feira, 20, para um momento de homenagem. A comemoração foi proposta pela vereadora Tita (PSDB).
Câmara comemora os 55 anos da Fundação Liberato

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Muito nos honra ter esta instituição em Novo Hamburgo. São 55 anos formando alunos completos, técnicos de alta qualidade para o mercado de trabalho. A Liberato forma cidadãos para o mundo, não só aqui no Brasil. A fundação é conhecida além fronteiras pela capacitação de seus educandos. Sempre conheci a escola e mantive um diálogo muito próximo com a direção e funcionários, por ela estar em meu bairro, o Primavera. Há 15 anos recebi um convite para conhecer a Liberato de uma forma mais detalhada, o que só fez com que aumentasse a minha admiração e respeito por essa instituição. Parabenizo a Fundação Liberato e sua direção, professores, funcionários e alunos. Que siga sendo sucesso, elevando o nome da cidade de Novo Hamburgo para o mundo, como referência de instituição pública de excelência na educação profissional”, destacou a proponente da homenagem, a vereadora Tita.

Sinto-me no dever, como ex-aluno, de também enaltecer esta linda homenagem a uma das instituições educacionais do Estado com mais prestígio. Para Novo Hamburgo, é motivo de orgulho”, disse Ricardo Ritter – Ica (PSDB).

Quando cheguei a Novo Hamburgo, por volta de 1978, fui trabalhar próximo à BR 116. Na época eu tinha 13 anos e, no intervalo do almoço, ficava muito curioso em saber por que aquele formigueiro de jovens subia uma escadaria nesta rodovia. Um dia eu tomei coragem, atravessei a BR e subi pela escadaria. Ao me deparar com toda aquela estrutura da escola, fiquei impactado. Após alguns anos, como integrante do serviço público, fui tendo mais contato com a instituição, firmamos algumas parcerias que se mantêm, como a participação direta da Liberato nos debates do Seminário de Desenvolvimento Econômico realizado anualmente pelo Parlamento hamburguense. Que esta importante fundação continue transformando vidas, abrindo janelas e alçando voos”, relatou Enio Brizola (PT).

Não poderia deixar de saudar esta grande e importante escola do município de Novo Hamburgo. Lembro-me que, quando ainda era assessor do deputado João Derly, fomos até a Liberato para palestrar aos jovens e relato a importância de compartilhar conhecimento com um corpo estudantil tão diferenciado. Que nós, como Casa Legislativa, possamos também contribuir para o fortalecimento da instituição”, frisou Gustavo Finck (PP).

Quero aqui reconhecer o importante trabalho educacional desenvolvido pela Liberato. Agradeço pela parceria da instituição com nossa cidade, com nossa comunidade e com a juventude de Novo Hamburgo, que busca seu crescimento”, colocou Gerson Peteffi (MDB).

Ao conhecer um pouco da história da Liberato um ponto me chamou a atenção. A missão da fundação que é de ajudar a formar jovens comprometidos com a sociedade, uma instituição que busca a excelência na educação e a valorização do ser humano”, destacou Lourdes Valim (Republicanos).

O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), destacou a parceria do Legislativo com a instituição, que se dá pela participação do Parlamento no rol de instituições que oferecem incentivos educacionais aos melhores estudos apresentados na feira. O Prêmio Cientista Júnior é concedido pela Câmara aos quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Já o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo, que confere a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal, voltada para estudantes de ensino médio e técnico. “Cabe também mencionar a fala do vereador Brizola, que já destacou a parceria da Liberato no Seminário de Desenvolvimento Econômico”, firmou o edil.

O deputado estadual Issur Koch (PP), até hoje o vereador mais votado de Novo Hamburgo, presente à homenagem, foi convidado a falar na tribuna. “É sempre um prazer retornar a este local que sempre chamarei também de ‘minha casa’. Fui aluno da Liberato em 1993 e a grande lição que aprendi na fundação foi a independência. É uma escola com perfil onde o estudante tem de saber o que quer. Não é uma escola que vai arrastar o aluno a fazer algo que não queira, mas dará todas as oportunidades, então, é fundamental que o estudante saiba o que quer de sua vida, o que quer para o seu futuro”, testemunhou o deputado Issur.

Após receber da vereadora Semilda – Tita um quadro que retrata a homenagem pela passagem dos 55 anos da instituição, o diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans, agradeceu pelo reconhecimento. “As coisas que foram ditas aqui são a realidade de uma fundação que está há 55 anos na cidade. É uma honra receber essa homenagem, não só como diretor, mas também como ex-aluno da Liberato”, disse. Ele lembrou o comprometimento da escola com os assuntos contemporâneos, que pode ser visto na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) e enfatizou o caráter inovador da Liberato, ressaltando os avanços que ela vem tendo ao longo do tempo.


Fundação Liberato

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foi criada no dia 12 de abril de 1967. A instituição iniciou suas atividades com o curso técnico de Química. Com o passar dos anos, outras especialidades foram agregadas. Hoje, já são oito currículos diferentes, tanto para alunos egressos do ensino fundamental quanto para jovens e adultos com ensino médio completo. Ao todo, a Liberato conta atualmente com 3,5 mil estudantes matriculados, provenientes de mais de 50 municípios gaúchos.

Além do trabalho para a educação profissional de seus alunos, a escola técnica hamburguense também é conhecida por seu incentivo ao intercâmbio científico, tecnológico e cultural. Desde 1985, a Fundação Liberato organiza a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Considerada a maior feira do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, a Mostratec congrega estudantes de todos os estados brasileiros e de dezenas de outros países. Em 2019, na última edição antes da pandemia, o evento reuniu nos pavilhões da Fenac mais de 750 projetos científicos.