Câmara comemora os 30 anos da Guarda Municipal

por Maíra Kiefer última modificação 23/03/2022 23h54
23/03/2022 – Órgão responsável pela proteção dos bens públicos, segurança escolar, fiscalização de trânsito e apoio às forças estaduais na prevenção e no combate à violência, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo comemorou 30 anos do início de suas atividades nesta quarta-feira, 23. Para celebrar a data, a Câmara promoveu um momento de homenagem à corporação na sessão plenária. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Gustavo Finck (PP).
Câmara comemora os 30 anos da Guarda Municipal

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

O protagonismo e o fato de a Guarda hamburguense ser referência nacional foram enaltecidos pelo proponente do tributo ao órgão de segurança. Além de mencionar o trabalho dos atuais servidores, lembrou da importância dos novos concursados que darão continuidade à atuação comprometida do grupo – 30 agentes estão iniciando sua formação. Finck sinalizou a feliz coincidência de ser possível homenagear a Guarda Municipal exatamente no dia que a corporação completa três décadas de história.

Um quadro com menção à data foi entregue pelo vereador Gustavo Finck ao servidor aposentado Eliseu Carlos Raimundo, que atuou por 29 anos na corporação e agora está no comando da Diretoria de Trânsito, e Carlos Schwinn, que representou o diretor Ricardo Carvalho. Primeiro homenageado a falar, Raimundo disse que o certificado conferido pelo Legislativo será exposto no salão de honra chamado Natalício Inquelman Blanco, uma das referências na trajetória da instituição.

Raimundo afirmou que os integrantes da recém-criada Guarda Municipal desconheciam sua identidade e foram, de certa forma, desbravadores, que superaram as dificuldades ao longo dos anos ao exercer tanto as funções na área de segurança quanto na de trânsito. “Nem todas as Guardas Municipais no Brasil têm atuação concomitante em segurança e no trânsito. Temos as duas funções exercidas com primazia”, informou.

O servidor aposentado esclareceu ainda que a GM nasce uniformizada e armada, contudo, o armamento seria recebido apenas em 22 de maio de 1993. Raimundo relatou outras situações pioneiras. Mesmo antes da Lei Federal nº 9.503/1997, que instituiu o Código de Trânsito, Novo Hamburgo já permitia desde o ano anterior que os guardas pudessem autuar.

“Esse sentimento que tu tem pela Guarda, esse pertencimento, nós, como cidadãos, também temos. Relembrar aqui o Teatro, a Guarda Mirim, são coisas que a gente pode até pensar em reativar”, complementou Finck.

Carlos Schwinn, há 22 anos na Guarda Municipal, relatou que muitas dificuldades foram vivenciadas pelo grupo, especialmente na pandemia. Segundo ele, com afastamentos e aposentadorias ao longo dos anos, o efetivo estava reduzido nesse período, durante o qual houve mais um tipo de atribuição somada às demais que não deixaram de ser atendidas. Ele destacou que nas fiscalizações para o cumprimento das restrições impostas pelo combate ao coronavírus os agentes da Guarda Municipal estavam na linha de frente, expunham-se ao risco de contrair a doença e levá-la para as suas próprias famílias ao impedir ou interromper confraternizações ou outras atividades, proibidas no auge das contaminações.

No decorrer da homenagem, vários vereadores elogiaram a Guarda Municipal e relataram situações em que o desempenho da corporação foi primordial. Raizer Ferreira (PSDB) apontou que, inclusive outros entes de Segurança Pública, como a Polícia Civil e a Brigada Militar, reforçam que a corporação hamburguense contribui com a queda de índices de violência na região.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Novo Hamburgo foi criada no dia 8 de janeiro de 1990, durante a gestão do então prefeito Paulo Ritzel, com a publicação da Lei Municipal nº 5/1990. O primeiro concurso público para a seleção de agentes, contudo, só foi realizado dois anos mais tarde. Ao todo, 149 homens e 31 mulheres foram recrutados e tiveram seus nomes homologados por portaria no dia 23 de março de 1992. A data foi adotada como o aniversário da corporação.

Subordinada à Secretaria de Segurança, a Guarda exerce o poder de polícia administrativa do Município, dando suporte às ações de braços do Executivo. É responsável também pela segurança escolar, pela fiscalização e realização de atividades preventivas de educação para o trânsito e pela proteção de bens, serviços e instalações públicas. O órgão também atua de forma conjunta com as forças de segurança estaduais e federais na prevenção da violência urbana.

Com sede na rua Jahu, 490, no bairro Pátria Nova, a Guarda Municipal conta hoje com o trabalho de 186 servidores efetivos, conforme dados de fevereiro disponibilizados pela Prefeitura em seu portal da transparência.