Câmara celebra os 45 anos do Ciee em Novo Hamburgo
“O Ciee é, muitas vezes, quem oferece a primeira oportunidade de emprego e ocupação na vida, de formar novas amizades e ter uma renda, com um papel fundamental nas relações entre empresas e escolas”, frisou o parlamentar. Ele reforçou ainda o caráter de conformidade legal das atividades laborais. “Hoje, o jovem consegue trabalhar e estudar. Antigamente, trabalhávamos sem nem possuir carteira de trabalho assinada, mas isso mudou. É tudo correto, dentro da legalidade, por meio do Ciee”, destacou Coller.
Na sequência, os vereadores Felipe Kuhn Braun (PSDB) e Enio Brizola (PT) também fizeram suas manifestações, destacando a importância do equilíbrio entre o ensino e o trabalho e parabenizando a instituição pelos seus 45 anos.
Após as falas dos parlamentares, o proponente da homenagem, Cristiano Coller, entregou um quadro de celebração pela data à gerente do Ciee, Sabrina Motta, e ao CEO da instituição, Lucas Baldisserotto, que ocupou a tribuna após o momento de confraternização.
“No Rio Grande do Sul, o Ciee já atua há 55 anos, e mais de dois milhões de jovens iniciaram suas caminhadas laborais nesse tempo todo, muitos com destaques nacionais e internacionais, altos cargos de chefia em instituições públicas e privadas. Somos uma instituição privada, sem fins lucrativos, autossustentável, com recursos oriundos unicamente dos serviços que prestamos às empresas privadas e públicas. Atualmente, estamos trabalhando fortemente na atividade de aprendizagem profissional, conforme atuais exigências legais. E não paramos por aqui, temos outros programas, oferecidos de forma gratuita, como oficinas de capacitações, presenciais ou de forma digital, para que jovens tenham um conteúdo que faça diferença na hora que procurarem oportunidades de trabalho. Fazemos parte da comunidade de Novo Hamburgo, aqui estamos integrados. Muito obrigado por esse momento”, finalizou Baldisserotto.
Organização sem fins lucrativos, o Ciee-RS atua na geração de oportunidades de evolução profissional, por meio da capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Além dos programas de estágio e aprendizagem, a instituição também promove projetos que favorecem o desenvolvimento humano e social, contribuindo para um cenário mais justo e igualitário.
Inaugurado em 26 de julho de 1979, o braço hamburguense do Ciee-RS permaneceu durante 24 anos situado dentro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI). Após um período seguinte na rua Mariano de Matos, a entidade inaugurou sua sede própria em 2021, em prédio na rua Marcílio Dias, 851. Atualmente, o Ciee conta no município com mais de 820 jovens ligados ao programa de aprendizagem e outros 2 mil estudantes com vínculos ativos de estágio. Somando os 45 anos, já são mais de 65 mil hamburguenses inseridos no mercado de trabalho.