Câmara celebra os 40 anos do CIEE em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/07/2019 20h22
17/07/2019 – O início da sessão da Câmara nesta quarta-feira, 17 de julho, foi marcado por um momento de comemoração aos 40 anos da instalação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em Novo Hamburgo. A unidade, que celebra seu aniversário no próximo dia 26, recebeu a homenagem em razão de seu trabalho no desenvolvimento de programas de aprendizagem e estágio profissional de estudantes, preparando adolescentes para o mercado de trabalho. O reconhecimento foi proposto por Cristiano Coller (Rede) e aprovado pelos demais parlamentares.
Câmara celebra os 40 anos do CIEE em Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

São 630 colaboradores em todo o Estado atuando para que cada vez mais jovens possam entrar de forma legal no mercado de trabalho. Serei sempre muito grato ao CIEE e a todas as empresas que abrem suas portas para os nossos jovens”, salientou Coller, que ainda enalteceu o serviço de orientação e qualificação exercido junto à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). “Vocês oportunizam a profissionalização a diversos egressos”, enfatizou.

Em nome da bancada do PT, Enio Brizola ressaltou a abertura de portas para a vida profissional. “Nunca encarei o estágio como mão de obra barata, mas um processo de aproximação, iniciação e qualificação do jovem para o mercado de trabalho. Hoje, temos 27 milhões de pessoas desempregadas, sendo a maior parte na faixa etária de 16 a 24 anos. Os contratos de estágio contribuem para que esse número não aumente, atenuando as dificuldades de acesso ao emprego. O adolescente, por não ter experiência, acaba encontrando mais dificuldades de colocação. Que vocês continuem contribuindo para a iniciação profissional da juventude”, desejou Brizola.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT) recorreu às demandas recebidas por seu gabinete para exemplificar a angústia dos hamburguenses com a pouca oferta de emprego. “Uma das maiores dificuldades é referente à falta de trabalho. De janeiro a maio, chegaram ao nosso gabinete 150 pessoas procurando uma oportunidade no mercado. Sentimos de perto essa dificuldade, essa demanda. Mas agradecemos a existência de iniciativas como o CIEE, que ajudam muita gente. Inclusive fui um dos estagiários que passaram pelo CIEE nesses 40 anos”, relembrou o parlamentar.


CIEE

Fundado em 1964 no bairro paulista de Bixiga, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, consolidada como uma entidade de assistência social, cultural e educacional que, por meio de programas de aprendizagem e estágio, proporciona aos jovens uma formação integral e uma preparação ao mundo do trabalho. Presente no Rio Grande do Sul desde 1969, o CIEE colocou cerca de 1,8 milhão de estudantes em estágios ao longo desses 50 anos. Hoje, são 72 unidades de atendimento e 50 mil empresas conveniadas.

A unidade operacional de Novo Hamburgo, fundada em 26 de julho de 1979, atende 42 municípios a partir do trabalho de postos avançados em Capão da Canoa, Osório, Sapiranga, Taquara e Torres. Desde o primeiro dia, são mais de 214 mil estagiários colocados na região. Atualmente, o número é de 4,5 mil estudantes contemplados. A supervisora executiva da unidade, Alessandra Borges, destacou outras ações desenvolvidas, como o atendimento a jovens no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). “Atualmente temos 45 jovens podendo se preparar para o futuro reingresso na nossa sociedade. O CIEE tornou-se uma instituição respeitada, presente em diversos setores da economia. Muito nos orgulhamos da nossa atividade”, concluiu Alessandra. O CIEE Novo Hamburgo fica localizado na rua Joaquim Pedro Soares, 352, no Centro.

registrado em: