Câmara celebra o centenário da Mosmann Incorporações
“Estou muito feliz em hoje homenagear uma empresa que completa seu centenário em Novo Hamburgo. Uma empresa que tem deixado um legado enorme para a nossa cidade, embelezando-a com suas construções e obras imponentes, com arrojo, com a vontade de fazer diferente. Vemos, hoje em dia, várias empresas deixando Novo Hamburgo, mas os vejo orgulhosos do pertencimento a Novo Hamburgo. Como parlamentar, é um orgulho poder homenageá-los por esses cem anos de existência”, relatou Gustavo Finck.
Após a entrega do quadro comemorativo, Eduardo Henrique Scheffer, bisneto do fundador da Mosmann, relatou que a história da empresa se intercala com a história de Novo Hamburgo. “É uma história que nos dá bastante orgulho. Um patrimônio histórico que todos conhecem, que são as bancas do centro, é uma dessas obras da Mosmann que destaca a nossa ligação com a cidade. Exemplos não faltam, como o prédio icônico entre as ruas Heller e Joquim Pedro Soares, o Hospital Operário, a fábrica de calçados Adams, a fábrica de molduras P.Alles, a Padaria Modelo, o cinema Lumière, o Senai NH, o IAPI e a agência do INPS. Temos 217 obras em todo Estado, com 500 mil metros quadrados construídos. Esse é nosso legado e a nossa história até aqui. Muito obrigado”, finalizou Eduardo Scheffer.
Na sequência, o neto do fundador, Henrique Mosmann Neto, ocupou a tribuna para agradecer o reconhecimento pelos cem anos da empresa. “Aqui foi traçada uma breve história da Mosmann, mas imaginem as entrelinhas dessa história em um centenário? Falaríamos durante semanas. Quero agradecer à comunidade hamburguense, que sempre nos deu segurança e confiança. E temos muito orgulho dos nossos colaboradores, pois eles também fazem parte dessa história, estamos aqui recebendo uma homenagem em nome deles, sendo seus representantes”, declarou Mosmann Neto.
Os parlamentares Felipe Kuhn Braun (PP), Gerson Peteffi (MDB) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também fizeram suas manifestações felicitando a empresa pelo atingimento de seus cem anos.
Fundada por Alberto Mosmann e Arthur Breidenbach, em 1923, a empresa iniciou suas atividades nas áreas de carpintaria, fabricação de móveis e comércio de materiais de construção. Em 1940, já com o nome de Mosmann, entrou para o ramo das esquadrias. A construção civil só assumiria o foco da empresa em 1948. Investimentos constantes em tecnologia transformaram a Mosmann em modelo de inovação. Além dos tradicionais edifícios, também atuou na construção de prédios públicos, como o Hospital Municipal.
Em 1988, no entanto, a empresa tomou seu direcionamento atual. Ao longo dos últimos 35 anos, definiu sua atenção integral à incorporação e construção de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão. O resultado foi uma significativa expansão em suas atividades.
Clique e confira todas as fotos da homenagem: