Câmara celebra 30 anos da anexação do bairro Boa Saúde a Novo Hamburgo
Brizola lembrou que, assim como ele, a maioria dos integrantes da comissão de desmembramento já residia no local antes da anexação. “Tenho muito orgulho de viver no meu bairro há 35 anos. Não tínhamos conexão com o município de São Leopoldo. Se hoje temos dignidade, é porque lá atrás homens e mulheres lutaram muito”, relatou o vereador, recordando que todos os serviços utilizados pela população já pertenciam a Novo Hamburgo.
O parlamentar também agradeceu e citou nominalmente as lideranças que, muitos anos antes, iniciaram a campanha pela anexação. Entre elas, destacou o presidente Irovan Couto, falecido em 2003, primeiro vereador eleito representando a comunidade. “Se hoje pertencemos a Novo Hamburgo, precisamos agradecer a essas grandes lideranças que se dedicaram durante tantos anos. Foi uma das maiores campanhas de anexação do Estado do Rio Grande do Sul.”
Brizola ainda agradeceu a presença dos representantes das associações de moradores, escolas, igrejas, comércio local e do funcionalismo público, bastante atuante na região. Compuseram a tribuna de honra Jorge Antônio dos Santos Velho, Paulo Renato Weber de Lima, Márcia Rosa de Moura Rabelo, Vanderleia Figueira, Lígia Dias, Gabriela Lucas e pastor Omar Silva. “Temos muito ainda a conquistar, mas precisamos reconhecer que avançamos bastante desde a anexação a Novo Hamburgo. Como é bom pertencer a um lugar que amamos. Viva o Boa Saúde!”, finalizou.
Leia mais: - Os 20 anos da anexação do Boa Saúde ao Município são homenageados na Câmara
Homenagens e lembranças
Felipe Kuhn Braun (PSDB) relembrou a emancipação de Novo Hamburgo, há quase 100 anos, e a posterior integração de Lomba Grande ao município, na década de 1940. O vereador destacou a luta dos moradores pela anexação e a força de uma comunidade que hoje integra um dos cinco bairros mais populosos da cidade.
Ricardo Ritter – Ica (MDB) mencionou suas andanças pelo bairro há mais de 30 anos, quando ainda não havia estrutura. Ele destacou as transformações ocorridas nas últimas décadas e as melhorias conquistadas desde então. “Graças ao movimento daqueles visionários que lideraram a desvinculação de São Leopoldo e a vinda para Novo Hamburgo.”
Para Eliton Ávila (Podemos), a vida na cidade acontece nos bairros, especialmente naqueles com forte atuação comunitária. “Sempre que visitamos o Boa Saúde, somos bem acolhidos. É o bairro que temos como referência na região Oeste.”
Professora Luciana Martins (PT) contou que integra o quadro de servidores de Novo Hamburgo graças ao movimento de anexação, quando optou por lecionar na rede municipal. Segundo ela, o sentimento de pertencimento é um ato político e foi o que realmente motivou a luta. “Nenhuma transformação é obra de uma só pessoa. É resultado da coragem coletiva de um povo que acredita no direito de pertencer.”
Ito Luciano (Podemos) recordou o período em que foi secretário de Obras, entre 1997 e 1998, quando a avenida 22 de Outubro foi a primeira via asfaltada do bairro, com recursos do governo do Estado. Ele destacou a gestão do então prefeito José Airton dos Santos, responsável, segundo ele, por diversas melhorias na região.
Giovani Caju (PP) parabenizou Brizola pela homenagem e observou que as pessoas têm vivido cada vez mais nos bairros e menos no Centro, fortalecendo as comunidades locais. O vereador disse estar confiante na aprovação do novo Plano Diretor e manifestou o desejo de que o primeiro distrito industrial do município seja construído no Boa Saúde, gerando mais empregos.
Juliano Souto (PL) classificou os 30 anos de anexação como um marco histórico para Novo Hamburgo e destacou que o processo trouxe desenvolvimento tanto para o bairro quanto para a cidade. Ele também citou algumas demandas atuais da região.
Deza Guerreiro (PP) relembrou sua relação com o bairro e com a família Sá, destacando memórias da infância e adolescência. “Parabéns a todos os moradores e comerciantes que fazem do Boa Saúde um lugar em que todos se ajudam.”
Joelson de Araújo (Republicanos) pediu que o Executivo dê mais atenção ao bairro, citando a necessidade de duplicação da avenida Boa Saúde para aliviar o trânsito nos horários de pico.
Após as manifestações, Brizola e representantes da comunidade entregaram ao diretor de Cultura, Fabiano Pilar, e ao responsável pelo Arquivo Municipal, Paulo Spolier, toda a documentação referente ao processo de anexação, que passará a integrar o acervo público. O vereador também presenteou as associações de moradores com um quadro comemorativo.
Na tribuna, Vanderleia Figueira, representante da Associação de Moradores do Parque Jardim Liberato, agradeceu ao petista por sempre acolher as demandas da comunidade. “Quero reconhecer a ousadia, a coragem e a dedicação das lideranças que não mediram esforços para transformar o Boa Saúde em um lugar muito melhor para viver, trabalhar, estudar e criar nossos filhos.”
“Celebrar os 30 anos de anexação do Boa Saúde é celebrar também a história do povo trabalhador, que nunca desistiu de lutar por melhorias, reconhecimento e respeito. Tudo no Boa Saúde sempre foi construído com base na luta, na união e na força da comunidade”, destacou o líder comunitário Jorge Velho. Ele ainda elencou demandas atuais do bairro, como a ampliação da unidade de saúde e a implantação de uma escola de ensino médio.
Por fim, convidou a população para o jantar comemorativo dos 30 anos, que será realizado no próximo sábado, 25, às 19h30, na sede da Associação de Moradores do Boa Saúde.
Confira o documentário produzido pela TV Câmara nos 20 anos da anexação: