Câmara autoriza subvenção para a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

por Jaime Freitas última modificação 21/11/2022 23h38
21/11/2022 – Os parlamentares aprovaram por unanimidade projeto de lei do Executivo que solicita autorização da Câmara para a concessão de subvenção no valor de R$ 45 mil à Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (SGLB). A votação aconteceu na sessão desta segunda-feira, 21. O repasse tem como objetivo subsidiar despesas de custeio para a realização do 37º Rodeio Interestadual do bairro rural hamburguense.
Câmara autoriza subvenção para a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

Foto: Daniele Souza/CMNH

Na justificativa do projeto, o Executivo explica que o repasse da verba, oriunda do orçamento da cultura, tem como objetivo valorizar eventos voltados para a perpetuação das tradições gaúchas. “O Rodeio Interestadual de Lomba Grande faz parte das manifestações culturais de Novo Hamburgo há décadas, constituindo uma excelente forma de comemorar os feitos dos heróis farroupilhas. Sua realização oportuniza a participação da família em programações campeiras e artísticas que enaltecem o Rio Grande e preservam hábitos e costumes gaúchos”, defende documento assinado pela prefeita Fátima Daudt

A entidade, classificada como organização civil sem fins lucrativos, deverá prestar contas sobre o uso dos recursos, não podendo empreendê-los em outros projetos, sob pena de restituição do valor transferido. O patrão da SGLG, Sidinei Pereira Gonchoroski, agradeceu pelo apoio dos parlamentares e aproveitou para convidar a sociedade hamburguense para o evento. "Esperamos novamente um grande público. Serão diversas provas campeiras de laço e com cavalo e 27 concursos de modalidades artísticas individuais, como declamação, intérprete vocal, gaita e chula ou em invernadas de dança em quatro palcos, sendo premiados com troféus até o terceiro colocado", frisou o patrão. As provas campeiras e artísticas seguirão os protocolos estaduais vigentes e autorizados pelo município.

A 37ª edição do rodeio será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro na sede da Sociedade Gaúcha, na rua Albano Guilherme Konrath, 1305. A entidade estima a presença de 3 mil competidores e mais de 15 mil visitantes ao longo do final de semana. Os R$ 45 mil, previstos pelo Projeto de Lei nº 104/2022, serão investidos no pagamento de pessoal, transporte, alimentação, aquisição de materiais e outras despesas de manutenção.

Os concorrentes devem se inscrever antecipadamente conforme informações do regulamento:

www.sociedadegauchalombagrande.com.br

https://www.facebook.com/SociedadeGauchaDeLombaGrande

https://www.instagram.com/sociedadegauchadelombagrande/

contato@sociedadegauchalombagrande.com.br

 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.