Câmara aprova subvenção para organização da Carreteada de Lomba Grande
Conforme o Projeto de Lei nº 4/2023, o repasse será feito à Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande, que deverá prestar contas sobre a aplicação dos recursos. Caso a verba seja utilizada para outro fim, ou os números sejam reprovados ou apresentados fora do prazo, a entidade ficará responsabilizada pela restituição do valor transferido, acrescido de juros e correção monetária.
A associação estima que o evento conte com a participação de 300 carreteiros e mobilize mais de 2,7 mil pessoas. Além do tradicional desfile, a Carreteada de Lomba Grande também envolve diferentes atividades culturais, com comidas típicas e apresentações artísticas e musicais. Desde o ano passado, o evento é considerado patrimônio histórico-cultural imaterial do município.
Segundo o vereador Ricardo Ritter – Ica (PSDB) é importante que a comunidade saiba que o Executivo continua a auxiliando e incentivando a prática da carreteada. “Ao circularmos nas áreas por onde passa a carreteada, vemos essa importante demonstração cultural ainda viva e pujante na comunidade de Lomba Grande, que ultrapassa seus limites, com a presença de produtores rurais de várias localidades do Estado”, disse Ica.
Gustavo Finck (PP) fez um destaque a um projeto aprovado em 2022, que tornou a carreteada um patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo. “Que possamos, a cada dia mais, avalizar projetos importantes que atendam a comunidade de Lomba Grande. E, este projeto que hoje aprovamos possui um valor que é o dobro do que foi concedido ano passado. Que possamos, todos, prestigiar esse grande evento que é a carreteada de Lomba Grande”, relatou o edil.
“É, realmente, uma festa tradicional para a comunidade de Lomba Grande e para a nossa cidade”, ressaltou Gerson Peteffi (PSDB), que informou que no evento do ano passado havia mais de 300 carretas no desfile. “Com certeza, mais de três mil pessoas prestigiaram esse grande espetáculo, que completa 19 anos de união, tradição e folclore em 2023, e que merece todo o apoio do poder público para ser realizado e mantido”, defendeu o vereador.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.