Câmara aprova nome de Christian Heineck para via pública

por Luís Francisco Caselani última modificação 30/08/2017 21h34
30/08/2017 – O plenário aprovou por unanimidade, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 59/2017, apresentado pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT). A matéria atribui o nome Christian Heineck a via pública sem denominação oficial na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, em arruamento do processo de regularização fundiária do local. A via tem início na rua Nazaré, seguindo em direção sul até encontrar a rua do Pescado, sendo a primeira paralela ao lesta da rua Nova 01. “Christian foi um pioneiro, de grande envolvimento comunitário, e que possui hoje mais de 3 mil descendentes”, destacou Felipe.

Leia o PL nº 59/2017 na íntegra.

Histórico

Cristian Heineck nasceu na localidade de Heimersheim, na Alemanha, no ano de 1821. Emigrou para o Brasil acompanhado de sua família em 1827. Em Hamburgo Velho, foi um dos fundadores da primeira capela católica de Novo Hamburgo, a Nossa Senhora da Piedade de Hamburgerberg, depois transformada na primeira paróquia da cidade. Heineck e sua esposa, Maria Catharina Windhauser, tiveram sete filhos, 85 netos e 109 bisnetos. Christian faleceu em 29 de abril de 1899, em Hamburgo Velho.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.