Câmara aprova requerimento que pede transferência de valores de ação judicial para o Ipasem

por Jaime Freitas última modificação 09/11/2021 00h40
08/11/2021 – Os vereadores aprovaram, na sessão plenária desta segunda-feira, 08, o Requerimento nº 1726 de 2021, de autoria da bancada do MDB, representada pelos vereadores Sergio Hanich e Gerson Peteffi, que solicita um Relatório de Viabilidade Jurídica e Econômica para transferência dos valores arrecadados com futuro leilão dos bens vinculados a uma Ação Judicial, transitada em julgado, envolvendo o ex-secretário de Planejamento Municipal Roberto Tessmann, que atuou nas duas gestões do ex-prefeito José Aírton dos Santos, para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipasem).
Câmara aprova requerimento que pede transferência de valores de ação judicial para o Ipasem

Foto: Daniele Souza/CMNH

Conforme noticiado no Jornal NH, de 03/11/2021, a decisão judicial entrega ao Município de Novo Hamburgo 83 imóveis e 4 veículos. O valor depende de avaliação com possibilidade de arrecadação estimada em R$ 25 milhões. A lista de imóveis inclui sala comercial, terreno baldio, terreno com casa, 39 apartamentos e 40 boxes, estes em Novo Hamburgo. Também foram transferidos para o município uma casa em Tramandaí, dois carros e duas motos. Tudo isso deverá ir a leilão.

Considerando a situação atual do Ipasem e seus desdobramentos práticos, nada mais justo que a transferência dos valores obtidos com os leilões ao Instituto como forma de equacionar as questões econômicas existentes entre Prefeitura Municipal e o Ipasem. Afinal, quantas e quantas vezes tivemos de aprovar, aqui neste Plenário, os constantes parcelamentos e reparcelamentos das dívidas do município com o Ipasem”, relatou Gerson Peteffi.

A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) perguntou sobre a possibilidade de usar parte do dinheiro arrecadado para o pagamento de exames aos usuários da Saúde de Novo Hamburgo. Sergio Hanich esclareceu que os reparcelamentos são pagos com juros, o que onera ainda mais os cofres públicos. “Caso consigamos abater uma parte da dívida, sobrará mais recursos ao Executivo para os investimentos em saúde e educação”, disse o parlamentar.

Peteffi reforçou que a expectativa de todo o funcionalismo público é pela viabilidade econômica e financeira do Ipasem. “Nada mais justo que o Poder Executivo estabeleça como ação primordial e reparadora, a transferência deste valor ao Ipasem NH”, finalizou.


Sobre a ação

O ex-secretário esteve oito anos no primeiro escalão do governo Aírton. Em 28 de dezembro de 2004, a três de encerrar a segunda gestão, o Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública com pedido de sequestro de bens de Tessmann, da empresa Termann Assessoria Empresarial Ltda; e da Comercial e Empreiteira Construlest Ltda, ambas do ex-secretário. A ação tinha, ainda, outros sete réus. Entre os bens, apartamentos e boxes de dois condomínios construídos por Tessmann, um no bairro Rondônia e outro em Canudos. Confira aqui a matéria no Jornal NH.