Câmara aprova projeto que intensifica incentivo à doação de sangue e órgãos
O PL nº 34/2017 propõe ainda a divulgação dos nomes dos doadores em sites oficiais do Município, contanto que haja consentimento prévio.
Emenda
O autor do projeto, Enfermeiro Vilmar apresentou uma emenda que altera a redação dos artigos 3º-A e 3º-B do artigo 1º, aprovada por todos os vereadores. As modificações no texto preveem que todos os órgãos da administração direta e indireta e todos os veículos integrantes do transporte público de passageiros poderão fixar cartazes com material informativo e educativo sobre a importância da doação de sangue e de órgãos, com a mensagem "Doe sangue. Doe órgãos. Salve uma vida".
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.