Câmara aprova moção em reconhecimento à União Brasileira das Associações de Musicoterapia
O documento destaca que a entidade foi fundada em 10 de outubro de 1995, durante o 8º Simpósio Brasileiro de Musicoterapia, em São Paulo. Inicialmente denominada União Nacional das Associações de Musicoterapia do Brasil (Unamb), teve como missão articular associações regionais e estruturar o crescimento da profissão no país.
Segundo a Moção nº 49/2025, os 30 anos da entidade simbolizam não apenas a trajetória de organização e fortalecimento institucional, mas também a consolidação da musicoterapia como prática relevante no cuidado à saúde, na inclusão social e na promoção da qualidade de vida. O texto enfatiza que os musicoterapeutas atuam em diversos contextos: tratamento de transtornos mentais, apoio à reabilitação de pessoas com deficiência, cuidados oncológicos, atenção a idosos e crianças, bem como serviços voltados a populações vulneráveis.
"Esta moção é um reconhecimento aos musicoterapeutas do Brasil, em especial aos grupos da nossa cidade, como o grupo Matricária, o CantaLomba, o projeto Uma Sinfonia Diferente e o Teaprochega", disse o parlamentar, ao pedir o apoio dos colegas na votação da moção.
Brizola reforçou também que a Ubam tem por missão congregar os interesses dos musicoterapeutas brasileiros e, como visão, ser referência em ética profissional, inovação acadêmico-científica e compromisso social. Com a aprovação em turno único, a moção será agora enviada à presidente da Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul, Graziela Pires, que também é integrante do grupo 50 tons de pretas.
Professora Luciana Martins (PT) parabenizou o colega de bancada pela proposição. "Que possamos avançar e ampliar o acesso à musicoterapia, seja pelo SUS ou pelos planos de saúde, inclusive pelo Ipasem/NH. A musicoterapia é fundamental em diversos tratamentos médicos", enfatizou.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.