Câmara aprova moção de apoio ao chamamento de aprovados para o Curso de Formação de Sargentos da Brigada Militar

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/05/2026 20h21
25/05/2025 – Por unanimidade, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta segunda-feira, 25, uma moção de apoio ao chamamento dos candidatos aprovados excedentes no processo seletivo para o Curso de Formação de Sargentos da Brigada Militar. A matéria é de autoria do vereador Juliano Souto (PL).
Câmara aprova moção de apoio ao chamamento de aprovados para o Curso de Formação de Sargentos da Brigada Militar

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Conforme a Moção nº 33/2026, o processo seletivo previa inicialmente 1.500 vagas para a fase intelectual. No entanto, o número total de aprovados ultrapassa esse quantitativo. Na justificativa, o vereador destaca que o aproveitamento dos candidatos excedentes revela-se uma medida razoável e conveniente ao interesse público, especialmente por evitar custos adicionais com a realização de um novo certame.

Mesmo com eventual convocação ampliada, as informações apontam para a permanência de déficit no quadro de sargentos da Brigada Militar, o que demonstra que o chamamento dos aprovados excedentes poderá contribuir de forma concreta para a redução da defasagem de efetivo, fortalecendo a prestação do serviço de segurança pública à população gaúcha”, destaca o documento.

Com a aprovação em turno único, a moção será enviada ao governador Eduardo Leite, ao secretário estadual da Segurança Pública, ao comandante-geral da Brigada Militar e à presidência da Assembleia Legislativa. Também assinaram a proposição os vereadores Cristiano Coller (PP), Daia Hanich (MDB), Deza Guerreiro (PP) e Giovani Caju (PP).

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: