Câmara aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

por Luís Francisco Caselani última modificação 12/08/2020 18h37
12/08/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 12, substitutivo apresentado pelo vereador Inspetor Luz (MDB) que institui em Novo Hamburgo política de meia-entrada para doadores regulares de sangue ou de medula óssea em eventos culturais e esportivos realizados ou financiados pela Prefeitura. A matéria ainda passará por segunda votação antes de seguir para análise do Executivo.
Câmara aprova meia-entrada para doadores de sangue ou medula óssea

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Para ter direito ao desconto, o cidadão deverá apresentar carteirinha de hemocentro gaúcho comprovando um número mínimo de doações de sangue nos últimos 12 meses (duas para mulheres e três para homens) ou então carteira emitida há pelo menos um ano pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A medida é válida para eventos inteiramente promovidos pelo poder público ou em que haja aporte de verbas municipais. Inspetor Luz defende que a proposta é um incentivo ao ato solidário da doação. “Esse é o mínimo que se pode fazer para aqueles que doam sangue e medula óssea para salvar outras vidas”, argumentou o vereador.

Leia na íntegra o Substitutivo nº 1/2020.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: