Bispo emérito Dom Zeno torna-se cidadão hamburguense em 2022

por Maíra Kiefer última modificação 14/12/2022 12h17
13/12/2022 – Segundo bispo a ser condecorado com o título de Cidadão de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel recebeu a honraria nesta terça-feira, 13, por sua trajetória na cidade para qual dedicou seus últimos 15 anos de sacerdócio. Outros seis religiosos tiveram o mesmo reconhecimento ao longo da história da premiação, iniciada em 1957, mas com algumas interrupções. Regrada pelo Lei Municipal nº 2672/2014, a sugestão do nome do bispo emérito Dom Zeno foi de autoria do vereador Felipe Kuhn Braun (PP), com a concordância dos demais parlamentares.
Bispo emérito Dom Zeno torna-se cidadão hamburguense em 2022

Foto: Daniele Souza/CMNH

“Desde muito cedo, muitas vezes, lhe ouvi, seja nas missas ou em diversas outras ações. O senhor já entrou para história por várias atividades, como professor, e certamente, entrará agora como cidadão emérito de Novo Hamburgo”, disse Felipe. O proponente da homenagem destacou que sua indicação foi aceita por unanimidade pelos seus pares devido a todo o respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido pelo bispo.

Diante de um plenário com familiares, admiradores e fiéis, a homenagem teve a presença do bispo Dom João Francisco Salm e do proponente da homenagem na composição da mesa. A vereadora Semilda-Tita (PSDB) também prestigiou a solenidade e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo religioso junto à juventude, mencionando a atuação no bairro Primavera e comparando a ação desenvolvida à rega de uma planta.

Os caminhos que conduziram Dom Zeno até o solo hamburguense foram relatados pelo homenageado em vídeo produzido pela TV Câmara e exibido no princípio da solene. ‘Quando olho para Novo Hamburgo, vejo uma cidade bonita, progressista, um povo bom e hospitaleiro”, lembrando a acolhida que teve da população desde sua chegada. Em sua fala, lamentou perceber uma certa indiferença religiosa e uma preocupação econômica, por vezes, excessiva. 

Em seu pronunciamento, Felipe exaltou a contribuição do bispo como escritor, com obras editadas pela CNBB, como religioso e professor. A experiência e legado deixado com a criação do Curso de Liderança Juvenil Cristã (CLJ) também foram mencionadas pelo parlamentar.  

Da tribuna, Dom Zeno explicou que conhecia Novo Hamburgo mesmo antes de ser transferido. Ele relatou que o CLJ foi implantado na cidade em 1980. Ao vir para cá, em 2007, segundo ele, eram 45 paróquias, sendo criadas posteriormente três. Ao contar como recebeu a notícia da honraria legislativa, disse-se surpreso por fazer parte de um grupo seleto, composto por outros religiosos que admirava. Além de Dom Zeno, foram homenageados o Pastor Wilhelm Pommer (1978), o Cônego José Luiz Klafki (1978),a Irmã Maria Valéria (1984), o Bispo Dom Frei Boaventura Kloppenburg (1990), o Monsenhor Oscar João Colling (2008) e Cyria Wittmann - Irmã Generosa (2013).

Após receber o quadro com o título das mãos do vereador Felipe Kuhn Braun, o bispo emérito dirigiu-se com seus convidados e admiradores até a Galeria dos Cidadãos, na qual foi descerrada a foto e a biografia do homenageado. 

Biografia

A transferência da Diocese de Frederico Westphalen para a hamburguense ocorreu em 28 de março de 2007 por medida assinada por Bento XVI, seis anos após sagrar-se bispo diocesano por nomeação feita pelo Papa João Paulo II. Reconhecido no município pela promoção vocacional, apoio incansável aos movimentos e pela construção de uma nova cúria, o religioso nasceu em 14 de junho de 1946, na localidade de Linha Rodrigues da Rosa, no quarto distrito de Barão, em Montenegro.  

Dom Zeno ingressou no Seminário São José de Gravataí, em 1960, e sete anos depois estudou no Seminário de Viamão, onde cursou a Faculdade de Filosofia. À sua formação em nível superior se soma o período dedicado à Teologia, na PUCRS, universidade na qual lecionou por muitos anos. Ordenado sacerdote em 1972, esteve à frente da Paróquia São Pedro, em Porto Alegre. No período, criou o Curso de Liderança Juvenil (CLJ), referência para a juventude católica de todo o Sul do Brasil. Em 1985, concluiu Doutorado em História da Igreja, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Após regressar da Itália, passou a residir na Paróquia Sagrada Família, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, trabalhando em tempo integral na PUCRS, com aulas de História da Igreja para o curso de Teologia e na pós-graduação em História. Em dezembro de 1986, assumiu a Paróquia São Vicente Mártir, no bairro Camaquã, e em 1996, assumiu a Paróquia São Sebastião, no bairro Petrópolis, ambas em Porto Alegre. Nesse período passou a apresentar um programa diário chamado “Um novo dia começa para ti”, na Rádio Aliança FM. As missas também eram transmitidas ao vivo.

Ao longo dos anos de magistério, escreveu cinco livros de História Eclesiástica e três livros de Catequese. Tem um livro editado pela CNBB, em Brasília, sob o título “O Catecismo ao alcance de todos”, recomendado em todas as dioceses como “Catecismo de Iniciação para jovens e adultos”. Por nove anos, foi diretor da faculdade de Teologia e por 15 anos foi diretor da Revista Mundo Jovem, editada pela PUCRS.

Nos quinze anos que atuou em Novo Hamburgo, destacou-se pelas construções da Casa de Retiros São Pio de Pietralcina, no Taimbé, em Lomba Grande, e de uma nova cúria e residência episcopal, no bairro Primavera.

Em 2021, ao completar seus 75 anos de vida, como é de praxe na Igreja Católica, apresentou a sua renúncia ao Papa Francisco, que prontamente acolheu o pedido, mas pedindo que ficasse no cargo, até que se conseguisse a nomeação de um digno substituto. Após ser substituído por Dom João Francisco Salm, em janeiro de 2022, tornou-se administrador diocesano.

A 27 de março de 2022, com a posse do novo bispo, tornou-se bispo emérito, mas segue disposto a colaborar com as paróquias enquanto a saúde o permitir.

 

Assista ao vídeo com o relato do homenageado:

 

Clique e confira as imagens feitas na solene:


Cidadão de NH 2022: Dom Zeno Hastenteufel