Bióloga exibe projeto de museu itinerante sobre a vida marinha

por Maíra Kiefer última modificação 25/07/2018 20h54
25/07/2018 - Por convite do vereador Professor Issur Koch (PP), a bióloga e professora Cristina Portela descreveu na sessão plenária desta quarta-feira, dia 25, as atividades propostas pelo Projeto Vida Marinha, cujo foco é trabalhar educação ambiental em escolas. Doutora em Impactos Ambientais, a curitibana é proprietária da empresa Portela & Portela, que conta com museus itinerantes instalados em dois ônibus e em uma carreta.
Bióloga exibe projeto de museu itinerante sobre a vida marinha

Thanise Melo/CMNH

Ela explicou que a empresa existe há 18 anos, e que os serviços de educação ambiental já atenderam cerca de 4 milhões de alunos que visitaram as instalações que exibem a vida marinha, a fauna e flora da Amazônia.

A idade mínima para conhecer o projeto é de dois anos. As crianças de várias faixas etárias podem ver e tocar nos animais, alguns deles vítimas de derramamento de petróleo e de redes de pesca. As palestras ministradas por um biólogo duram de 30 a 40 minutos. Segundo a bióloga, os dois ônibus estão circulando no Rio Grande do Sul. A professora revelou que escolheu recentemente a cidade de Ivoti para morar e deve dedicar o seu trabalho às crianças que vivem no Estado. Por ter cruzado por várias cidades de todo o país, a questão que mais chamou sua atenção nas cidades gaúchas é o descuido com a questão do lixo.

O vereador Issur Koch elogiou o projeto e mencionou que a Casa Legislativa vem se preocupando com as questões ambientais, citando como exemplo a aprovação do Projeto de Lei nº 25/2018, que institui a Semana Municipal de Conscientização da Importância da Preservação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, de autoria de Gerson Peteffi. Issur acrescentou que foi importante os parlamentares conhecerem a iniciativa, caso o Município venha futuramente a contratar o serviço e precise do aval da Câmara.

Patricia Beck (PPS), acompanhada da sua filha que encontra-se em férias escolares, relatou que Antonella conheceu o ônibus do Projeto Vida Marinha. “Foi uma experiência muito bacana. Nós, pais, percebemos a alegria dos nossos filhos após a visita ao museu lúdico”, completou.