Biblioteca solidária recebe moção de reconhecimento da Câmara

por Jaime Freitas última modificação 03/07/2023 23h58
03/07/2023 – O projeto Biblioteca da Cooperativa Univale teve recentemente seu trabalho veiculado em meios de comunicação do estado. A ação foi idealizada pela cooperativa de catadores que atua com a coleta seletiva nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Portão. A iniciativa de criar uma biblioteca comunitária foi reconhecida pelo vereador Inspetor Luz (MDB), que redigiu moção de aplauso aos trabalhadores. A proposta foi apresentada em plenário nesta segunda-feira, 3, e aprovada por unanimidade.
Biblioteca solidária recebe moção de reconhecimento da Câmara

Foto: Daniele Souza/CMNH

A Biblioteca da Cooperativa de Trabalho e Renda Univale surgiu há dois anos com o propósito de compartilhar a leitura com os moradores de Novo Hamburgo. Durante a coleta no município, é realizada uma separação de livros em bom estado, que vão para as prateleiras da biblioteca. Os exemplares ficam disponíveis para a comunidade, que pode tanto retirar uma obra quanto contribuir com a doação de outra.

Autor do texto, Luz relata que o projeto é um incentivo aos hamburguenses e uma forma de democratizar a leitura no município. “Estimula o cérebro, a imaginação, promove benefícios para a saúde mental, melhora a habilidade de escrita e a criatividade e protege a mente contra doenças neurodegenerativas”, declara o parlamentar.

Com a aprovação em turno único, a Moção n° 39/2023 será direcionada ao presidente da Univale, Alessandro Alves, à secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, e ao secretário de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.