Autoridades comemoram retomada do crescimento no setor coureiro-calçadista

por Daniele Silva última modificação 09/03/2022 21h02
08/03/2022 – A 45ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) abriu as portas para visitantes e empreendedores do segmento na tarde desta terça-feira, dia 8, dois anos após a realização da última edição. Em 2021, o evento que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista foi cancelado em virtude da pandemia de Covid-19. Na abertura, autoridades e empresários do ramo demonstraram otimismo na retomada de negócios e na criação de empregos após dois anos de crise econômica e sanitária.
Autoridades comemoram retomada do crescimento no setor coureiro-calçadista

Foto: Daniele Souza/CMNH

Sediada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, a Fimec é a maior feira do setor na América Latina. A cerimônia de abertura contou com as presenças do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, da prefeita Fátima Daudt, do deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), dentre outras autoridades. O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB), e os vereadores Darlan Oliveira (PDT), Gustavo Finck (PP), Raizer Ferreira (PSDB) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também prestigiaram a solenidade.

O diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, lembrou que a Fimec 2020 aconteceu no início da pandemia, quando a instituição realizou o primeiro protocolo de biossegurança do país para feiras internacionais, com contêineres para coleta de exames em visitantes de países com transmissão comunitária. “Passados dois anos, o ambiente é totalmente diferente. A pandemia está cedendo, as atividades rotineiras praticamente voltando ao normal e a situação do mercado no setor do couro e do calçado está vivendo um momento extraordinário. A maioria dos expositores e dos visitantes que estão aqui têm suas carteiras de pedidos alongadas, como há muito tempo não tinham. Eu não me lembro de ter vivido um momento assim de tão alta demanda para a capacidade produtiva em toda a minha carreira.”

Jung explicou que os motivos dessa onda produtiva são diversos, e esses serão discutidos ao longo do evento nos estandes e no Fórum Fimec. “Algumas coisas nós já temos certeza. É real a migração do oriente para o ocidente para atender à demanda mundial de calçados. Precisamos melhorar processos. Precisamos de mais especialização da mão de obra, parques fabris mais equipados, com máquinas mais eficientes e mais tecnologia”, asseverou.

A prefeita Fátima Daudt enalteceu a luta das mulheres, em virtude do dia 8 de março, sem deixar de mencionar a parca presença feminina nos espaços empresariais. “Hoje, quando eu vejo que demos alguns passos à frente, fico muito feliz, mas temos ainda muito o que fazer. E isso nós não vamos fazer sozinhas. Precisamos de homens que entendam a posição da mulher e percebem o quanto é importante um mundo equilibrado, de igualdade entre homens e mulheres.” A prefeita falou das dificuldades do período de pandemia, porém comemorou a retomada dos postos de trabalho na região. “Muitas empresas sofreram. Muitas famílias continuam sofrendo pela perda dos seus entes queridos, mas nós temos força, dinamismo e, especialmente aqui no Vale do Sinos, muita capacidade de virar a chave. Estamos comemorando um número recorde de empregos na cidade. Novo Hamburgo foi capa do Estadão (jornal O Estado de São Paulo), dias atrás, por ser a segunda cidade do país, proporcionalmente, na criação de empregos. Vamos retomar e com força total. Tenho certeza disso.”

Na figura da prefeita Fátima, o governador em exercício, Ranolfo Vieira Junior, enalteceu a presença cada vez maior das mulheres em postos de comando na política e no primeiro escalão do governo do Estado. Sobre a Fimec, Vieira Júnior considera que as 45 edições comprovam a importância da feira para o Rio Grande do Sul e para o país e que a pujança do evento, após dois anos de pandemia, aponta para essa retomada do setor aclamada pelas demais autoridades.

À TV Câmara, Cristiano Coller falou sobre o clima de otimismo na abertura da 45ª Fimec. Para o presidente do Legislativo, é preciso aproveitar o bom momento, promovendo a capacitação daqueles que desejam ocupar vagas no ramo calçadista.

Sobre a Feira

A Fimec acontece de 8 a 10 de março na Fenac, em Novo Hamburgo, no centro do maior cluster calçadista do mundo, e abriga a maior feira do mercado coureiro-calçadista da América Latina. Para realizar a feira presencial, a Fenac está adotando todos os protocolos oficiais de biossegurança para receber expositores e visitantes e estará atenta aos decretos governamentais.

Com o mote “A única que tem tudo para criar o amanhã”, a 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) apresenta uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável, atenta ao comportamento do mercado. Da produção à logística, o visitante encontra de tudo: couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para todo o setor calçadista.