Autismo é tema na Tribuna Popular

por Jaime Freitas última modificação 09/05/2017 00h50
08/05/2017 – A presidente da Associação Amigos do Autista de Novo Hamburgo, Sandra Rosa, ocupou a Tribuna Popular durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 08, para falar sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Ela também agradeceu a aprovação do Projeto de Lei nº 30/2017, de Fernando Lourenço (SD), sancionado pela prefeita Fátima Daudt, que obrigou os estabelecimentos públicos e privados em Novo Hamburgo a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

Sandra demonstrou preocupação com o crescimento do transtorno e dos desafios no dia a dia com que é acometido pela enfermidade. “O autismo envolve toda a família e precisa ser feito todo um trabalho emocional, principalmente com as mães”, defendeu. Segundo relatou, um levantamento recente feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, constatou que a incidência de autismo entre as crianças aumentou: agora um em 45 estão dentro do TEA (o que representa cerca de 2,25%). Entre 2011 e 2013, essa taxa era apenas de um a cada 80 e, em 2008, um em cada 100.

Fernando Lourenço, autor da proposta das placas de atendimento prioritário, lembrou que a medida foi adotada para promover maior qualidade de vida aos autistas, na defesa de um direito que lhes é assegurado por lei.

Participe também

Durante as sessões, pessoas previamente inscritas podem falar no espaço chamado Tribuna Popular. As inscrições para utilizar o espaço podem ser feitas na Secretaria, por meio do preenchimento de uma solicitação, que vai passar por aprovação da Presidência. As datas serão estabelecidas de acordo com a agenda.