Ausência de ofertas de agenda para atendimento em urologia no Hospital Municipal é debatida pela Cosde

por Maíra Kiefer última modificação 22/03/2024 17h39
22/03/2024 – A Comissão de Saúde se reuniu nesta semana para ouvir demanda referente aos atendimentos da UBS Kephas e com o intuito de formalizar pedido de informação à Fundação de Saúde Pública (FSNH) com questionamento sobre a área de urologia. O presidente da Cosde, Raizer Ferreira, relatou ter sido procurado por paciente que aguarda atendimento nessa especialidade há 600 dias, conforme protocolo do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). Segundo Raizer, há ausência de ofertas de agenda pelo prestador pactuado nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB) da FSNH. Na reunião do colegiado, no qual foi debatido o tema, estava também a secretária Semilda – Tita. O relator Vladi Lourenço não pôde comparecer ao encontro.
Ausência de ofertas de agenda para atendimento em urologia no Hospital Municipal é debatida pela Cosde

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Os integrantes da comissão também querem dados sobre as outras especialidades que não têm atendimento pela FSNH. Como as pessoas que tratariam da prestação de serviço na UBS Kephas não puderam comparecer, um novo encontro foi marcado para a próxima semana, com o convite também à diretora Maristela Silva, para tratar das unidades de saúde.

Entenda o que é CIB

Conforme a legislação do SUS, as Comissões Intergestores pactuam a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo as Comissões Intergestores Bipartite (CIB), no âmbito dos estados, vinculadas às Secretarias Estaduais de Saúde para efeitos administrativos e operacionais.