Escola do Legislativo promove ato em homenagem à memória de Sergio Hanich
Em seu pronunciamento, o presidente do Legislativo Fernando Lourenço (PDT) externou a falta que o parlamentar faz e o quanto ele dominava o Regimento Interno, a Lei Orgânica e, mais do que tudo, conhecia as carências da população e os meios de conseguir saná-las. “Serjão era um ícone. Quando ele ia para tribuna, dificilmente um vereador, nesta Legislatura ou nas anteriores, não aprendeu algo com ele”, disse Fernando, amigo do vereador muito antes de ingressarem na política. Fernando salientou que a deferência é mais que merecida. "Quem teve a honra de conhecer o Serjão, sabe o quanto ele fez pela nossa cidade e o quanto ele tinha a fazer ainda. Dar o nome dele para a nossa escola é uma forma singela de homenagear e perpetuar o legado desse nosso amigo”, finalizou.
Na sequência, o proponente do reconhecimento, Cristiano Coller, explicou que a ideia partiu da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, que o procurou quando estava ainda na Presidência da Casa. A partir da sugestão, ele propôs o projeto de resolução e os demais vereadores acolheram a homenagem. “Infelizmente, os dois momentos mais tristes que vivi aqui nesta Câmara, foram quando eu recebi a notícia da morte do meu filho, na sessão naquele dia 15 de maio de 2019, e no dia 11 de abril de 2022, quando tive que transmitir, como presidente, a notícia do falecimento do Serjão aos demais vereadores”, desabafou.
A filha de Sergio, Daiane Hanich, agradeceu o reconhecimento ao trabalho de seu pai, que em grande parte de sua vida dedicou-se à política e, especialmente, ao Parlamento. “Eu me sinto honrada em representar a família nesse momento do descerramento, e principalmente fazer parte dessa homenagem tão bonita. Tenho a certeza de que lá de cima ele segue guiando e protegendo todos nós. Sei também que está feliz e orgulhoso pelo legado que deixa a toda a comunidade hamburguense”, encerrou.
Após os pronunciamentos, ela e sua mãe, Cecília Olkoski, foram até a porta de acesso à Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich e revelaram aos presentes o quadro com uma imagem do vereador que oficializa a denominação do braço educativo da Câmara Municipal. As filhas Dienifer Hanich e Chaiane Hanich, o genro Júlio César de Siqueira e o neto Matheus Hanich de Siqueira acompanharam a cerimônia, além do diretor da Câmara, Flavio Luis Teixeira da Silva, da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, procurador-geral da Câmara hamburguense, Deiwid Amaral da Luz, da diretora administrativo-financeira da Comusa, Andrea Cláudia Braun, do diretor de Trânsito, Eliseu Raimundo, da ex-diretora administrativa da Câmara Adriana Selzer Ninomiya, e dos vereadores Lourdes Valim (Republicanos), Semilda – Tita (PSDB), Darlan Oliveira (PDT), Gerson Peteffi (MDB), Ricardo Ritter - Ica (PSDB) e o representante do governo municipal Linéo Baum, entre outros.
Além das filhas presentes à solenidade, Serjão tinha mais dois filhos – Jonathan e Jaine Hanich – e um neto, chamado Dennis Hanich.
Antes do começo do ato solene, foi exibido um vídeo com a trajetória do vereador, produzido pela TV Câmara NH.
Trajetória
Vereador por quatro mandatos, Serjão nasceu em Novo Hamburgo no dia 1º de setembro de 1961, mas passou parte de sua infância no município de Riozinho, no Vale do Paranhana. Aos 12 anos, retornou à sua cidade natal, onde permaneceria pelas décadas seguintes e eternizaria seu nome. Antes de assumir o mandato de vereador, em 2009, trabalhou boa parte de sua vida como motorista. Foi por meio do ofício que teve seu primeiro contato com o universo político, participando da criação e presidindo o Sindicato dos Rodoviários da cidade.
As conquistas obtidas em prol da categoria o motivaram a buscar melhorias também para a população em geral. Em 2000, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador. A eleição, no entanto, só viria oito anos mais tarde. Mas em grande estilo. Após trabalhar como subsecretário de Obras de Canudos na gestão do então prefeito Jair Foscarini, Serjão foi o candidato mais lembrado nas urnas, com 4.434 votos. Seu trabalho como vereador lhe asseguraria três reeleições.
Com passagens pela Mesa Diretora em 2010 e 2020, foi presença constante nas Comissões de Obras e de Meio Ambiente, as quais presidiu por seis vezes cada. A proximidade com as questões ambientais o levaram também a participar por muitos anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos).
Clique e confira a galeria de imagens da solenidade: