Atividade destaca o papel do negro na construção de Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 22/11/2019 19h20
22/11/2019 – A participação do negro na construção de Novo Hamburgo vai ser tema de roda de conversa promovida pela Câmara em parceria com o Coletivo Afro Juventude Hamburguense. O evento ocorrerá no próximo dia 29, às 19h30min, no Plenarinho da Casa Legislativa. A atividade será ministrada pelos intelectuais formadores do grupo.

No encontro, as jornalistas e pesquisadoras Andressa Lima e Lucilene Athaíde e o graduando em Comunicação Social Patrian Gomes falam de mulheres e homens que participaram ativamente do desenvolvimento da cidade, mas cujas trajetórias não são descritas pela história oficial. Eles destacam ainda a importância do ativismo contra o preconceito. 

Além de incluir a Câmara nas atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o debate promove uma aproximação do parlamento municipal com os anseios da comunidade afrodescendente, trazendo à pauta questões que permeiam a luta antirracista e buscando também resgatar relatos e imagens dos negros hamburguenses e de seus antepassados.

Sobre o coletivo

O Afro Juventude Hamburguense foi fundado em 2016 por três jovens negros, militantes e comunicadores com o objetivo de dar voz à comunidade negra e resgatar e valorizar a sua história no Vale do Sinos. Eles criaram o grupo após detectar que, na data em que se comemora o aniversário da cidade (5 de abril), só há lembrança à história de árduo trabalho para a construção e crescimento da cidade na figura do imigrante alemão, invisibilizando a importante participação da população negra.