Aprovado reconhecimento de utilidade pública ao Rotary Club Acontece

por Daniele Silva última modificação 19/11/2025 19h18
19/11/2025 – Assinado por Felipe Kuhn Braun (PSDB), o Projeto de Lei nº 108/2025 recebeu voto favorável de todos os vereadores na sessão plenária desta quarta-feira, 19. A proposta reconhece de utilidade pública o Rotary Club Novo Hamburgo Acontece. A justificativa, conforme o autor, é o conjunto de contribuições feitas ao bem-estar da comunidade desde sua criação, em 30 de junho de 2022, fomentando iniciativas voltadas à saúde, educação, cultura, sustentabilidade e inclusão social. A matéria retorna a plenário na próxima segunda-feira, 24.
Aprovado reconhecimento de utilidade pública ao Rotary Club Acontece

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Sediada na avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, 2633, no bairro Ideal, a entidade é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e educativo, vinculada ao Rotary Club International, organização centenária presente em diversos países. Segundo o proponente, sua missão é reunir pessoas dispostas a servir acima de si mesmas, criando oportunidades de crescimento pessoal e coletivo e ajudando a construir uma sociedade mais justa, solidária e pacífica.

Leia também: Reconhecimento de utilidade pública ao Rotary Club 25 de Julho está em tramitação

“O reconhecimento oficial por meio desta proposição legislativa é medida justa e necessária, valorizando o comprometimento e a dedicação dos membros do Rotary Club Novo Hamburgo Acontece na promoção do bem comum e no fortalecimento da cidadania em nossa comunidade”, afirma Felipe.

Leia na íntegra o PL nº 108/2025. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.