Aprovado projeto que resgata premiação da Câmara para professores

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/10/2023 23h38
16/10/2023 – Em 2014, a Câmara criou a Medalha Ernest Sarlet, destinada a agraciar pessoas que se destacam na promoção da educação em Novo Hamburgo. No entanto, a distinção nunca chegou a ser entregue. Na ideia de resgatar a iniciativa e estimular o reconhecimento aos profissionais da área, o vereador Cristiano Coller (PTB) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2023. A matéria, que provoca algumas mudanças na regulamentação original do prêmio, foi aprovada por unanimidade em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 16.
Aprovado projeto que resgata premiação da Câmara para professores

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A primeira alteração encaminhada pelo PDL nº 1/2023 está logo no nome da honraria. Em vez de medalha, ela passa a se chamar Prêmio Ernest Sarlet de Educação, materializado em forma de troféu. A modificação mais significativa, contudo, está no número de homenageados. Inicialmente projetado para um agraciado por ano, a proposta agora é reconhecer até 14 profissionais por edição, um indicado por vereador. A entrega do prêmio ocorreria em sessão solene na segunda semana de outubro, perto do Dia do Professor.

Em sua manifestação na tribuna, Cristiano Coller agradeceu à equipe de servidores da Casa por terem colocado o projeto em votação justamente na semana posterior à data comemorativa, celebrada no último domingo, 15. A matéria retorna para votação final na tarde desta quarta, 18.

Ernest Sarlet

Naturalizado brasileiro, Ernest Sarlet nasceu em 17 de agosto de 1932 na Antuérpia, cidade portuária no norte da Bélgica. Formado em Filosofia e com diversas especializações na área da educação, ocupou cargos de diretoria na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e na Universidade Feevale, além de presidir o Conselho Municipal de Educação e chefiar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em 2002, recebeu o título de Cidadão de Novo Hamburgo, por iniciativa dos vereadores da época. Sarlet faleceu em 29 de novembro de 2006, aos 74 anos.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: