Aprovado projeto que condiciona liberação de habite-se a calçadas mais acessíveis

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/07/2023 01h02
10/07/2023 – Para a obtenção da certidão de habite-se, o imóvel construído em Novo Hamburgo precisa obedecer a alguns critérios, definidos pelo Código de Edificações. Um dos itens cobrados tem relação com as calçadas, que devem ser pavimentadas e respeitar largura mínima de 1,20 metro. Nesta segunda-feira, 10, a Câmara aprovou projeto de lei que amplia as obrigações a serem observadas na construção dos passeios públicos. O acréscimo, proposto por Inspetor Luz (MDB), determina que as calçadas sejam livres de obstáculos que impeçam ou prejudiquem a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Aprovado projeto que condiciona liberação de habite-se a calçadas mais acessíveis

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Por vezes, o passeio público acaba sendo construído com saliências, como canteiros, degraus e declives ou aclives acentuados, que podem dificultar a mobilidade urbana desses cidadãos”, justifica o vereador. Aprovado por unanimidade em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar nº 7/2023 retornará à pauta na sessão desta quarta-feira, 12, para nova rodada de votação.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: