Aprovado novo nome para o Centro José Clodomiro Machado

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/05/2018 17h00
16/05/2018 – A Câmara aprovou em decisão unânime nesta quarta-feira, 16 de maio, o Projeto de Lei nº 5/2018, proposto pelo vereador Enio Brizola (PT), que altera o nome Praça José Clodomiro Machado, concedido ao Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro Boa Saúde, para Centro José Clodomiro Machado. A adequação passará por votação final na próxima segunda-feira, dia 21.
Aprovado novo nome para o Centro José Clodomiro Machado

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

Segundo o parlamentar, a mudança se deve às diferenças de conceito entre os dois vocábulos, o que pode confundir sobre as especificações dos serviços oferecidos. Brizola ressalta que a palavra “centro” representa mais do que um espaço público de convivência, mas também um local onde as pessoas se reúnem com alguma finalidade.

Leia na íntegra o PL nº 5/2018.

CEU

Idealizados pelo Governo Federal, os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) é um equipamento público estruturado para integrar programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, promovendo cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. A gestão dos CEUs é compartilhada entre prefeituras, comunidade e organizações da sociedade civil.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.